Como o eSocial vai mudar a sua empresa

Anunciado há 4 anos, a proposta do eSocial é muito ambiciosa, e quando estiver totalmente implementado, revolucionará o dia a dia de diversos departamentos das empresas, sobretudo o de Recursos Humanos.

Isso porque a plataforma centralizará informações trabalhistas e previdenciárias de todos os colaboradores de uma empresa em um único sistema.

Além de tornar o ritmo de trabalho do setor mais rápido e produtivo, o eSocial alterará outros aspectos de sua empresa. Você sabe quais? Ainda não? Conheça cada um deles e se prepare.

 

Profissionais bem treinados

Funcionando como uma espécie de folha de pagamentos virtual (leia nosso artigo sobre a folha digital), o eSocial terá diversas funcionalidades quando estiver em sua utilização plena.

Por se tratar de uma plataforma bastante complexa, as empresas precisarão investir na capacitação de seus colaboradores. Sobretudo do departamento de RH, para que compreendam de fato como o eSocial funciona.

O que pode ser visto como mais um gasto, a princípio, se converterá em ganho de eficiência, já que os colaboradores que receberem o treinamento não só compreenderão como o eSocial funciona, como saberão extrair o melhor do programa, diminuindo as chances de erros no preenchimento e envio de documentos.

 

Ambiente de trabalho mais harmônico

A implementação do eSocial nas empresas mudará o ambiente de trabalho. Com o programa em pleno uso, os fluxos e processos ficarão diferentes, sobretudo no que se refere ao compliance.

O eSocial garantirá que as empresas não estão “maquiando” dados inseridos na plataforma. Principalmente porque poderá passar por auditorias frequentes, e sem data informada, para que os números informados no eSocial sejam verificados e atestados.

 

Aplicação mais rápida de multas

Este novo ambiente de informações prestadas ao governo, oportunizará aos órgãos fiscalizadores, acesso direto à folha de pagamento. Transformará os dados informados com erros ou incorreções, em confissão quanto aos recolhimentos dos tributos fiscais ou das práticas equivocadas em relação às normas legais.

 

Maior produtividade

Para o RH, o fechamento da folha de pagamento e as tarefas rotineiras do dia-a-dia serão grandes gargalos. Motivo pelo qual a entrada do eSocial na rotina das empresas, oportunizará um ambiente mais confiável e com informações centralizadas.

Com esta realidade ficará mais fácil a realização de check-list mensal dos compromissos obrigatórios. Auxiliando e muito o foco na prevenção de falhas e na busca das melhores práticas na Administração de Pessoal.

Após a implantação de todas as fases do eSocial, as organizações estarão aptas para usufruir dos benefícios realizados nos ajustes dos processos e fluxos internos. A ferramenta será incorporada às rotinas diárias do setor, fazendo com que a empresa esteja sintonizada com o que há de mais moderno no uso do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED – eSocial). Sendo, sem dúvida alguma, a maior alteração na área de Recursos Humanos desde a implantação da GFIP.

 

Quer entender mais sobre o assunto? Na ABRH-RS temos cursos voltados para a Administração de Pessoal. Então acesse o nosso site para conhecer!

 

Leave a Reply

8 + 14 =