Remuneração Estratégica: como tornar-se um profissional desta área?

A forma como administra-se os salários da equipe pode ter uma grande diferença na sua performance da empresa. A partir da implementação da remuneração estratégica, você pode alavancar o desempenho do negócio. Além de ser uma parte importante, sobretudo, do custo de manutenção da empresa, também é vital para a motivação de profissionais e retenção de talentos.

Entretanto, esta tarefa não é tão simples quanto aparenta. Demanda conhecimento específico sobre a área, implicando uma necessidade de maior qualificação dos profissionais. Então, se você deseja se tornar um analista de remuneração estratégica, precisa se atualizar o quanto antes. O mercado é exigente neste setor e você pode ter dificuldades para atender às demandas da empresa com eficácia.

Para te ajudar a alcançar este objetivo, separamos aqui algumas habilidades e qualificações que você precisa buscar para se tornar um analista de remuneração estratégica. Acompanhe:

Formação em Recursos Humanos

O trabalho deste profissional consiste, principalmente, em compreender os diferentes modelos de remuneração disponíveis no mercado. Assim como tem o conhecimento dos melhores métodos a serem aplicados e as expectativas de profissionais de diferentes cargos e formações.

Trata-se de uma atividade voltada para a gestão de recursos humanos, que faz parte do processo de compensação de pessoas. É fundamental que os profissionais conheçam bem este processo e sua relação com os demais processos de RH, uma vez que a gestão estratégica da remuneração exige o conhecimento pleno a visão sistêmica da área de RH.

 

Especialização em gestão de cargos e salários

A gestão de cargos e salários é uma parte da remuneração estratégica, portanto exige o conhecimento sobre outras formas de remuneração. Para se tornar esse gestor, você terá que estudar conteúdos específicos sobre as formas remuneração. A melhor chance para alcançar esta posição é completar um curso de gestão de remuneração estratégica. Conheça os cursos que a ABRH-RS oferece sobre o assunto!

 

Habilidades de comunicação interpessoal

A comunicação é uma das habilidades mais importantes deste profissional. Boa parte do seu trabalho envolve escutar os demais colaboradores da empresa, entender suas expectativas e alinhá-las com as demandas e cenário do negócio. Então se você pretende ser um profissional bem sucedido nessa área, é uma boa ideia começar a desenvolver esta habilidade.

 

Entendimento das ferramentas de gestão da empresa

A tecnologia já faz parte de praticamente todas as áreas de trabalho em qualquer empresa. Mesmo que de forma simples. Portanto, no caso de um gestor de remuneração estratégica, é necessário conhecer diversas ferramentas digitais de administração de pessoas e finanças. Elas são fundamentais para manter o controle de suas tarefas. Especialmente em negócios mais complexos.

 

Capacidade de análise de mercado

Por fim, você deve ter algum entendimento sobre o mercado geral, conhecer bem o setor de atuação da empresa onde trabalha ou ao menos saber onde buscar estas informações. Análises de mercado, seja para entender os padrões de remuneração ou conhecer melhor o desempenho esperado de cada cargo, são parte da rotina deste profissional.

Agora que você teve a oportunidade de entender melhor as qualificações e habilidades necessárias para ser um gestor de remuneração estratégica, é hora de começar a desenvolvê-las e alcançar seus objetivos.

Não esquece de dar uma olhada nos cursos da ABRH-RS. Além da Remuneração Estratégica, temos diversos temas para o desenvolvimento profissional.

Leave a Reply

5 × two =