RH Generalista e o Especialista: Conheça As Diferenças.

No cenário econômico atual, muitas empresas estão optando em recrutar profissionais generalistas por apresentarem uma visão mais abrangente das práticas e políticas de RH. No entanto, é importante avaliar a necessidade de um perfil mais generalista ou especialista para ocupar a função existente. Para isto é necessário verificar as principais diferenças entre eles.

A Visão Do RH Generalista:

O RH Generalista possui uma visão mais extensa e genérica sobre a área de RH. Os profissionais que ocupam este cargo apresentam conhecimentos e competências técnicas voltadas tanto para a administração de pessoal, quanto para desenvolvimento. Normalmente, são colaboradores muito valorizados em PMEs, em função da redução de custos, e podem prestar informações sobre os processos, as práticas e políticas de RH por transitarem por todos os subsistemas de RH.

Este tipo de profissional tem uma grande importância para as organizações, pois apresenta uma visão estratégica em função da sua diversidade de conhecimentos e experiências. Em termos de evolução de carreira, podem assumir cargos de business partner ou funções de liderança por sua capacidade de comunicação e envolvimento com diferentes setores de uma organização.

No caso do profissional especialista, este desempenha uma importante função por apresentar conhecimentos e competências em áreas muito específicas do RH. São colaboradores que conhecem um determinado assunto em profundidade e influenciam a tomada de decisão em relação as melhores práticas e políticas de RH.

A Visão Do RH Especialista:

Empresas que possuem uma área de RH mais sistematizada e segmentada tendem a contratar profissionais especialistas para contribuírem em cada subsistema de RH de forma mais detalhada.

Os profissionais especialistas são muito requisitados em grandes empresas, pois apresentam soluções para desafios muito específicos. Por exemplo, especialistas em remuneração e benefícios, são profissionais que precisam conhecer de maneira aprofundada as principais práticas deste subsistema para implantar uma política remunerativa que estimule melhores resultados por parte dos demais trabalhadores da organização.

Portanto, para os profissionais que estejam em dúvida em que direção tomar na sua carreira vale realizar uma avaliação de cada uma das funções da área de RH. Tanto o profissional generalista quanto o especialista têm o importante papel de tornar a área de RH estratégica para a organização. Se você tem o interesse em conhecer qual é o papel de um profissional generalista verifique a programação da Formação de Analista de RH Generalista.

Para compreender melhor as diferenças entre o RH Generalista e o Especialista podemos recorrer a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Ela nos apresenta um panorama geral dos profissionais de RH, seja de RH Generalista ou Especialista, e suas principais áreas de atividade e responsabilidades. 

Leave a Reply

1 + eight =