Você já se adaptou ao eSocial?

ESOCIAL

Para poder acompanhar todas as atividades realizadas pelas empresas e garantir direitos, o governo tem implementado cada vez mais sistemas que facilitam a fiscalização de certas obrigações. Um dos melhores exemplos disso é o eSocial. Uma plataforma que unifica o trabalho dos empregadores de prestar contas em relação a seus empregados.

Já faz um  tempo que este sistema está sendo implementado. Mas ele também sofreu algumas mudanças ao longo dos anos e as empresas podem ter dificuldades em se adaptar.

Para te ajudar a entender melhor a situação, vamos explicar um pouco mais sobre o eSocial e quais são algumas das dificuldades em utilizá-lo na empresa. Acompanhe.

O que é o eSocial?

Implementado em 2015, esse sistema tem como objetivo diminuir a burocracia e as dificuldades envolvidas em alguns processos. Principalmente ao que diz respeito a prestação de contas em relação aos trabalhadores. Eventos em âmbito de Segurança e Saúde do Trabalho, informações trabalhistas e previdenciárias, por exemplo, precisam constar nessa plataforma. Com o intuito de fiscalização e também para assegurar os direitos de todos os empregados. Caso algum dado esteja faltando, a empresa pode ser responsabilizada.

Qual é o desafio?

De acordo com dados da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa), a maior parte das pequenas empresas ainda não está pronta para adotar o eSocial no dia a dia. Embora um novo sistema entra no ar em breve e estima-se que apenas 4,4% das empresas estarão preparadas para adotá-lo adequadamente.

Uma das causas estipuladas para isso é a própria cultura organizacional presente na maioria dos negócios hoje em dia. Portanto, informações como a demissão de colaboradores precisam ser enviadas com prazos bem curtos, envolvendo também vários documentos. Porém, por ser uma prática importante para empresa e governo, ela ainda deve ser incorporada para evitar penalizações.

Leave a Reply

three × four =