Como a tecnologia auxilia na gestão de cargos e salários

Hoje em dia, existem tantas aplicações para tecnologia quanto demandas dentro do espaço corporativo. Algumas ferramentas podem contribuir com o desempenho diário de um profissional, melhorando o relacionamento com os clientes, entre outros benefícios. E uma aplicação que você talvez não conheça bem é a gestão de cargos e salários.

Administrar os valores pagos aos colaboradores de diferentes cargos não é apenas uma questão de cumprir uma obrigação, mas também de implementar uma estratégia. A remuneração é uma parte importante da motivação da sua equipe e do equilíbrio do seu caixa. Encontrar modelos mais adequados ao seu contexto e às expectativas dos profissionais é tão importante quanto administrar corretamente seu capital de giro e investimentos.

Para que você entenda melhor o tema, listamos aqui algumas formas de aplicação da tecnologia a serviço da gestão de cargos e salários. Acompanhe:

 

Avaliação mais detalhada de desempenho

Uma das tarefas mais importantes dentro da gestão da remuneração é ter como avaliar corretamente os resultados obtidos pela equipe. Dessa forma, você pode comparar as despesas salariais com a produtividade do seu time, determinando se o investimento está gerando retorno positivo ou não.

Porém, você deve saber como é difícil acompanhar estes dados de forma detalhada no dia a dia. Há muita informação que precisa ser registrada em tempo real. O que, muitas vezes, fica além das possibilidades dos profissionais, que assumem novas responsabilidades a cada dia.

Este é o papel da tecnologia. Através de uma plataforma digital é possível registrar as tarefas da sua equipe e determinar sua produtividade ao longo do tempo. Tornar estes dados e informações disponíveis permitirá implementar mais facilmente a remuneração estratégica.

 

Melhor distribuição de responsabilidades

A gestão de cargos e salários não envolve apenas a definição de pagamentos e estruturação de carreiras. Envolve também as responsabilidades decorrentes dessas associações. Dessa forma, todos os colaboradores terão exigências justas em relação às suas obrigações e suas rotinas de trabalho.

Porém, mais uma vez, esta análise não é tão simples quanto aparenta. Alguns cargos podem parecer fundamentais para a estrutura da empresa, mesmo que, em última análise, sejam totalmente descartáveis.

O uso da tecnologia neste caso permite organizar melhor o fluxo de tarefas da empresa e identificar estas situações. A partir disso, será mais fácil distribuir as responsabilidades da equipe de acordo com suas especialidades.

 

Evitar erros na hora de calcular a remuneração

Do lado mais prático, a tecnologia também te permite acompanhar melhor alguns modelos de remuneração dentro da empresa. Se você remunera sua equipe com base em performance ou a partir de uma porcentagem do lucro, precisa ter ferramentas que possam acompanhar o valor a ser distribuído. O auxílio de uma ferramenta de gestão informatizada, irá otimizar a tarefa de acompanhar os resultados. De tal forma que possibilitará oferecer a remuneração de forma mais apropriada para cada colaborador.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o papel da tecnologia na gestão da remuneração, pode aplicá-la de forma mais estratégica no seu negócio. E se quiser continuar aprendendo sobre este e outros temas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Leave a Reply

1 × three =