Os principais subsistemas de RH
A compreensão das responsabilidades de cada um dos principais subsistemas de RH é parte fundamental para o planejamento de uma política e sistema de RH bem estruturados. Ademais, a partir deste entendimento, é que será possível identificar as práticas de RH mais adequadas, a fim de definir quais delas terão um impacto na estratégia da empresa e, consequentemente, nos resultados organizacionais.
Conforme a instituição americana Society for Human Resource Management (SHRM) a estrutura de RH compreende as seguintes dimensões: Gestão Estratégica de RH, Recrutamento e Seleção, Educação Corporativa, Remuneração e Benefícios, Relações Trabalhistas e Saúde e Segurança do Trabalho.
Responsabilidades dos subsistemas de RH
Gestão Estratégica de RH:
Definir as estratégias e práticas adotadas pela área de RH, revisando-as periodicamente, para que os seus efeitos tenham influência constante nos objetivos, na vantagem competitiva e nos resultados da empresa. Dito de outra forma, é a capacidade de gerir seus recursos humanos de forma estratégica, através de práticas que tornem as pessoas mais produtivas e eficientes.
Recrutamento e Seleção:
É o subsistema responsável pela pesquisa e análise do mercado, identificando novas formas de recrutamento e técnicas de seleção que visam definir os talentos mais adequados para integrar a organização e atender as suas reais necessidades.
Educação Corporativa:
É encarregada por estabelecer um plano de formação e desenvolvimento dos colaboradores, avaliar a sua eficácia nos resultados organizacionais e definir um plano de informação e comunicação para a empresa. Tais responsabilidades têm como objetivo garantir a gestão do conhecimento do seu capital intelectual, trazendo diferencial competitivo para a organização.
Remuneração e Benefícios:
Tem o objetivo de definir a estrutura de remuneração de uma empresa, considerando fatores como os recursos financeiros das organização, os aspectos legais, a igualdade salarial e a competitividade externa. Todos esses fatores tem a finalidade de posicionar a empresa perante o mercado, contribuindo com a gestão de carreira de seus colaboradores através da sua política de remuneração.
Relações Trabalhistas:
Tem a responsabilidade de atender a todas as exigências legais que regulam a relação laboral entre empregador e empregado, respondendo as normas, acordos e convenções coletivas de trabalho.
Saúde e Segurança do Trabalho:
Tem o compromisso de atribuir um conjunto de medidas que visam prevenir acidentes, tornando o ambiente de trabalho mais seguro através de práticas preventivas de possíveis incidentes.
A Gestão de RH e suas dimensões
A Gestão de Recursos Humanos (GRH) pode ser considerada como um conjunto de práticas estruturadas e interligadas e abrangem diferentes saberes, mas com um único objetivo: o de potencializar os resultados de uma empresa.
Contudo, cada subsistema de RH apresenta um complexo grupo de teorias que visam influenciar os comportamentos e atitudes das pessoas de modo a contribuir com o funcionamento das organizações. Da mesma forma, estes subsistemas englobam uma série de conteúdos estratégicos e operacionais que variam em relação a sua importância e nível de qualificação do profissional de RH.
Assim, a relevância de cada dimensão da área de RH pode variar de acordo com o nível de atuação do profissional, desde o júnior até o global, conforme vemos na tabela abaixo.
Portanto, a compreensão da GRH como uma área ampla e sistêmica ao invés de práticas isoladas é fundamental para perceber que a evolução dos subsistemas e práticas de RH está relacionada com o modelo de negócio da empresa e sua cultura organizacional. Assim, o impacto que as práticas de GRH têm no desempenho dos colaboradores e no resultado organizacional depende da interligação destes subsistemas com a estratégia organizacional.