Instrutores e Facilitadores

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - R - S - T - V - Y
Marcelo do Carmo Rodrigues

Professor de Economia e Administração na Graduação, Extensão, MBE,MBA e pós-MBA. Professor do GIL e da Escola de Gestão e Negócios na Unisinos.Facilitador CENEX. Engenheiro / Auditor da Siemens do Brasil de 1991 a 1997. Consultor, instrutor e coach empresarial desde 1998, nas áreas de redesenho de Processos, Mudança Organizacional, Desenvolvimento de Líderes e Inteligência Emocional. Coach certificado e filiado ao Emotional Intelligence for Training and Research Institute (EITRI); diretor técnico do EITRI Brasil. Mestre em Economia Internacional pela Unisinos, Especialista em Gestão Estratégica (FGV-SP), Especialista em Métodos Quantitativos e Informática pela FEA – USP, Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie – SP e Engenheiro de Eletricidade pela Escola Politécnica da USP. Certified Quality Auditor e Certified Quality Engineer pela American Society for Quality. Atuação na Fundação Nacional da Qualidade como instrutor e examinador sênior de 2000 a 2010. Idealizador e coordenador técnico do pós-MBA em Inteligência Emocional nas Organizações da Universidade La Salle. Sócio-diretor da Conexão IE, uma hub de desenvolvimento de inteligência emocional em organizações, que concentra diferentes escolas e agentes de disseminação de IE.

Márcia Brenner Ayub

Psicóloga (PUC/RS) com especialização em Administração de Recursos Humanos (PUC/RS) e Marketing  (ESPM/RS), formação em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e formação em Coaching (AoEC Brasil - Academy of Executive Coaching). Atua na área de Recursos Humanos há mais de 25 anos, tendo trabalhado em empresas como Sicredi, Claro, Senac-RS, entre outras. Atualmente, é Gerente de RH na Metalúrgica Ecoplan Ltda. É professora de graduação e pós-graduação e é diretora voluntária na ABRH-RS sendo responsável pela pasta de conexão com associado.

Márcia Martins Pozzobon

Psicóloga (PUC) especialista e pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho (ULBRA) e em Terapia Sistêmica Familiar (CEFI). Formação em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e em Aconselhamento de Carreira (UFRGS).  Trabalha como Coach Executiva e de Carreira desde 2007, com formações em Coaching Integrado (ICI - 2007), Coaching Executivo Organizacional - Metodologia Ontológica Transformacional (FIACE-2010) e em Coaching & Mentoring pelo ICP em parceria com o Institute of Leadership and Management (2013). Mais de 30 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano em empresas como Claro, Mars Inc, Ambev e DHB, dentre outras empresas familiares e multinacionais em que atuou como consultora especializada no desenvolvimento humano e organizacional. Atualmente é consultora de famílias empresárias no Instituto Sucessor onde realiza projetos de desenvolvimento de carreira de herdeiros e sucessores e gestão da sucessão em empresas familiares. Formação continuada desde 2010, com diversos cursos de aperfeiçoamento em Coaching, Neurociência, Papéis Sociais, Psicodrama e Mediação em empresas familiares. Ministra palestras sobre Empresas Familiares para cursos de graduação e pós-graduação (PUC e CEFI). Sócia Fundadora do ICF- International Coach Federation/Capítulo RS. Facilitadora de grupos de Estudos da ABRH RS entre 2004 e 2014 (Gestão Estratégica de RH, Liderança e Coaching).

Maria da Graça Costi

Psicóloga pela PUC/RS; pós-graduação em Gestão Estratégica de RH pela UFRGS; formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG; especialização em Gestão pela Qualidade e Desenvolvimento Interpessoal; formação em coaching pelo Integrated Coaching Institute; certificação no The Resilience Questionnaire pela PSI International A&DC; certificação em Desenvolvimento Profissional com Análise Transacional pelo ICP; certificação como Analista Comportamental PDA; consultora em desenvolvimento de pessoas em empresas globais de médio e grande porte; experiência em projetos de gestão do clima, assessment gerencial, desenvolvimento e execução de metodologia de desenvolvimento de lideranças e de equipes e coach de times; experiência em programas de team building com uso de metodologia experiencial ao ar livre; voluntária do Sistema ABRH (seccional RS); membro do Conselho de Administração do Instituto do Câncer Infantil do RS; sócia da Venant – Desenvolvendo Pessoas e Times.

Marta Dueñas

Graduada em Jornalismo pela PUCRS, pós graduação em Comunicação Corporativa em andamento. Cursos de qualificação em comunicação corporativa e endomarketing pela ABERJE e Comunique-se. Consultora de comunicação, tendo desenvolvido projetos de comunicação corporativa e sistemas de comunicação interna em empresas privadas de grande porte e na esfera pública, como prefeituras. Empreendedora e comunicativa. Fã da comunicação interna como compromisso de gestão humanista com foco em desenvolvimento. Instrutora em cursos de formação e voluntária em projetos de intervenção urbana em Porto Alegre.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais