Tudo que você precisa saber sobre metodologia ágil

A metodologia ágil ou simplesmente “agile” (ágil, em inglês) é uma metodologia de gestão de processos que visa acelerar o desenvolvimento de um produto ou solução. Esse termo surgiu, inicialmente, dentro do ramo de desenvolvimento de softwares, mas passou a ser integrado por praticamente todos os setores do mercado. Já falamos sobre a diferença entre ágil e rápido aqui neste artigo.

Como você pode imaginar, acelerar o processo de produção é fundamental para ganhar produtividade e agilidade em seus projetos. Todavia, a metodologia permite ir além disso, gerando também inovações dentro do seu próprio produto ou serviço.

Ao longo deste artigo você vai entender:

  • Como surgiu a metodologia ágil;
  • Como ela funciona;
  • Porque aplicar na sua empresa.

 

O Manifesto Ágil

Desde os primórdios, a indústria de desenvolvimento de softwares seguia um padrão de criação bem rígido. Era feito um levantamento e análise de requisitos, desenho da arquitetura, implementação, testes, produção e manutenção.

Apesar deste modelo de produção ser o mais assertivo sob o ponto de vista técnico, ele é muito engessado e fazia com que muitos dos softwares se tornassem obsoletos antes mesmo de ir ao mercado, devido à demora para percorrer todo este processo.

Foi quando um grupo de desenvolvedores experientes criou o Manifesto Ágil. Neste manifesto, eles alegavam que era mais importante entregar ao cliente versões iniciais de um software que poderia ser melhorado e corrigido com o seu uso, do que entregar algo já em perfeitas condições – mas que demoraria tanto a ponto de se tornar obsoleto.

Este manifesto revolucionou o modo de criar softwares e hoje é muito comum utilizarmos aplicativos e programas em geral que são constantemente atualizados de acordo com as nossas necessidades.

Não demorou para que outros setores do mercado entendessem a importância dessa entrega contínua ao cliente e passassem a implementar a metodologia. Mas, como ela realmente funciona?

Como funciona a Metodologia Ágil

A metodologia ágil trabalha com os seguintes princípios:

  • Interações importam mais que os processos;
  • Soluções importam mais do que documentação completa;
  • Colaboração do cliente importa mais do que contrato;
  • Responder a mudanças importa mais do que seguir um plano.

Basicamente, o agile não visa negar a importância dos pontos mais à direita. Todavia, dá-se mais importância aos pontos da esquerda.

Para entender melhor como funciona esse sistema, vamos usar o exemplo de uma empresa que trabalha com consultoria em vendas.

Ela pode tanto analisar a empresa como um todo, desde o marketing até a ação dos vendedores e pós-venda e – somente então – entregar um relatório com suas dicas de melhorias.

Ou, se utilizar a metodologia ágil, pode já ir aconselhando mudanças em cada setor antes mesmo de finalizar o trabalho como um todo. Ajustando dicas e estratégias ao longo do processo e conforme vão surgindo os resultados de seu planejamento.

Mas, a questão que fica é: isso realmente funciona?

Por que aplicar o Agile na sua empresa?

Ao fazer uso de uma metodologia como esta, você não somente estará acelerando a entrega de resultados para o seu cliente, como também vai estar em constante processo de melhoria do seu produto/serviço.

Enquanto seu cliente utiliza sua solução, você colhe feedbacks e melhora a qualidade do seu material. Assim, garantindo a evolução contínua do seu negócio e o topo do mercado, uma vez que o seu produto não será fruto apenas de suas convicções, mas sim das necessidades reais de seus clientes.

Quer saber se você ou sua empresa estão precisando desenvolver uma liderança ágil? Confere nosso artigo que lista alguns sinais para que consiga identificar.

 

1 thought on “Tudo que você precisa saber sobre metodologia ágil”

  1. Excelente iniciativa da ABRH-RS.
    Esta ação, com certeza, ampliará nossa visibilidade e relevância para nossos associados e clientes.

    Parabéns

Leave a Reply

fourteen + four =