Tudo que você precisa saber sobre metodologia ágil

A metodologia ágil ou simplesmente “agile” (ágil, em inglês) é uma metodologia de gestão de processos que visa acelerar o desenvolvimento de um produto ou solução. Esse termo surgiu, inicialmente, dentro do ramo de desenvolvimento de softwares, mas passou a ser integrado por praticamente todos os setores do mercado. Já falamos sobre a diferença entre ágil e rápido aqui neste artigo.

Como você pode imaginar, acelerar o processo de produção é fundamental para ganhar produtividade e agilidade em seus projetos. Todavia, a metodologia permite ir além disso, gerando também inovações dentro do seu próprio produto ou serviço.

Ao longo deste artigo você vai entender:

  • Como surgiu a metodologia ágil;
  • Como ela funciona;
  • Porque aplicar na sua empresa.

 

O Manifesto Ágil

Desde os primórdios, a indústria de desenvolvimento de softwares seguia um padrão de criação bem rígido. Era feito um levantamento e análise de requisitos, desenho da arquitetura, implementação, testes, produção e manutenção.

Apesar deste modelo de produção ser o mais assertivo sob o ponto de vista técnico, ele é muito engessado e fazia com que muitos dos softwares se tornassem obsoletos antes mesmo de ir ao mercado, devido à demora para percorrer todo este processo.

Foi quando um grupo de desenvolvedores experientes criou o Manifesto Ágil. Neste manifesto, eles alegavam que era mais importante entregar ao cliente versões iniciais de um software que poderia ser melhorado e corrigido com o seu uso, do que entregar algo já em perfeitas condições – mas que demoraria tanto a ponto de se tornar obsoleto.

Este manifesto revolucionou o modo de criar softwares e hoje é muito comum utilizarmos aplicativos e programas em geral que são constantemente atualizados de acordo com as nossas necessidades.

Não demorou para que outros setores do mercado entendessem a importância dessa entrega contínua ao cliente e passassem a implementar a metodologia. Mas, como ela realmente funciona?

Como funciona a Metodologia Ágil

A metodologia ágil trabalha com os seguintes princípios:

  • Interações importam mais que os processos;
  • Soluções importam mais do que documentação completa;
  • Colaboração do cliente importa mais do que contrato;
  • Responder a mudanças importa mais do que seguir um plano.

Basicamente, o agile não visa negar a importância dos pontos mais à direita. Todavia, dá-se mais importância aos pontos da esquerda.

Para entender melhor como funciona esse sistema, vamos usar o exemplo de uma empresa que trabalha com consultoria em vendas.

Ela pode tanto analisar a empresa como um todo, desde o marketing até a ação dos vendedores e pós-venda e – somente então – entregar um relatório com suas dicas de melhorias.

Ou, se utilizar a metodologia ágil, pode já ir aconselhando mudanças em cada setor antes mesmo de finalizar o trabalho como um todo. Ajustando dicas e estratégias ao longo do processo e conforme vão surgindo os resultados de seu planejamento.

Mas, a questão que fica é: isso realmente funciona?

Por que aplicar o Agile na sua empresa?

Ao fazer uso de uma metodologia como esta, você não somente estará acelerando a entrega de resultados para o seu cliente, como também vai estar em constante processo de melhoria do seu produto/serviço.

Enquanto seu cliente utiliza sua solução, você colhe feedbacks e melhora a qualidade do seu material. Assim, garantindo a evolução contínua do seu negócio e o topo do mercado, uma vez que o seu produto não será fruto apenas de suas convicções, mas sim das necessidades reais de seus clientes.

 

Deixe uma resposta

11 − um =