Sinais de que você/sua empresa precisa desenvolver liderança ágil

A liderança ágil, como o nome sugere, é o tipo de liderança baseada na metodologia ágil, que vimos com mais detalhes neste artigo aqui.

O objetivo da liderança ágil é conseguir melhorar a produtividade e – sobretudo – o desempenho geral da equipe, trazendo resultado a curto, médio e longo prazo. Mas, como saber se você ou sua empresa realmente precisam adotar uma liderança ágil?

Bem, é justamente para isso que resolvemos criar este artigo. Nas linhas abaixo você vai ver os sinais que toda empresa dá quando está necessitando adotar uma liderança no método Agile.

Mas, antes de começarmos, depois não esqueça de dar uma olhada no nosso artigo sobre tudo que você precisa saber para desenvolver uma liderança ágil.

 

Sinal 01: Feedbacks

No começo do negócio todos costumavam dar ideias e participar do processo de criação e venda dos produtos/serviços. Entretanto, com o passar do tempo as pessoas foram parando de dar sua opinião e hoje em dia você nem imagina o que se passa na cabeça deles?

Então, se isso está acontecendo, é o primeiro sinal de que você precisa adotar urgentemente um modelo de liderança ágil para a empresa.

O líder Agile tem como uma de suas características a humildade. Costumam receber e pedir feedbacks da sua equipe ao mesmo tempo em que possuem a capacidade de entender que, algumas vezes, as pessoas vão saber muito mais do que eles em determinados assuntos.

Essa troca de informações é o que maximiza o conhecimento da liderança e aumenta o desempenho de todos. Isso devido às ideias inovadoras que surgem e são implementadas.

 

Sinal 02: Mudanças

A empresa parece “parada no tempo”? Há alguns meses que nada muda e tudo continua exatamente como sempre foi? Os processos são os mesmos, os clientes, os produtos… Enfim, zero inovação?

Se sim, este é mais um sinal de que você precisa adotar o método ágil na hora de liderar sua equipe. Líderes ágeis provocam pequenas e grandes mudanças com frequência, justamente porque – como vimos acima – estão sempre abertos às ideias de sua equipe.

 

Sinal 03: Futuro

Onde vai dar tudo isso que vocês estão fazendo? Onde vocês planejam estar daqui há 05 anos? Quais ações realizadas hoje contribuem para alcançar este futuro?

Se você demorou para responder estas questões, portanto este é mais um sinal de que você precisa mudar a liderança da sua equipe.

Líderes ágeis são, por via de regra, visionários. Precisam imaginar o futuro para poder planejar agora e, principalmente, transparecem essa visão para a equipe.

Toda a empresa precisa estar ciente e trabalhando para a construção deste futuro. Isso gera o engajamento necessário por parte de cada colaborador para que a produtividade e o desempenho geral continuem crescendo.

 

Sinal 04: Quem manda?

O setor financeiro é que determina o futuro de cada projeto? Ou é o pessoal da criação? Talvez do marketing? A quem você responde com mais fidelidade?

Se você escolheu um setor, pode ter certeza de que sua empresa precisa urgente de uma liderança ágil!

Um líder agile precisa saber receber os feedbacks de cada setor da empresa. Além disso, precisa se engajar por conta própria, analisar todos os dados e tomar as decisões que fazem sentido para todos e não somente para um determinado stakeholder.

Ao tomar decisões que englobam o melhor para todos os lados, evita-se desentendimento entre os colaboradores do projeto. Com efeito, ganha-se em produtividade e qualidade de vida no trabalho.

 

Você ou sua empresa estão precisando de uma liderança ágil para sair dos problemas e começar a caminhar rumo ao futuro?

 

Leave a Reply

fourteen + seventeen =