Tendências em processos seletivos que moldarão as organizações daqui para frente

Percebemos uma notável lentidão das organizações na adaptação às tendências em processos seletivos. E também no aproveitamento das oportunidades oferecidas pelas atuais soluções de tecnologia de RH.

Isso decorre muitas vezes por não se acompanhar o jogo e perceber as mudanças de tendência que ocorrem.

As novas tecnologias contribuem e ajudam a resolver os desafios de contratação. No entanto, a chave é como mantemos o elemento humano nas experiências para todos os envolvidos no processo de contratação.

A tecnologia é um facilitador, ou seja, não nos substitui e as conexões são feitas de pessoa para pessoa.

Portanto, confira logo abaixo o que nós apresentamos a você como tendências em processos seletivos que moldarão sua forma de fazer recrutamento.

 

Uma estratégia de recrutamento social é fundamental

De acordo com o Aberdeen Group, as melhores empresas do setor têm 32% mais chances e oportunidades de envolver candidatos por meio de mídias sociais.

O investimento nas estratégias de mídia social, o marketing de recrutamento e o uso crescente de ferramentas de escuta social atingirão até mesmo quem ficou para trás nesse ano de 2018.

Qualquer desconexão entre o que os empregadores estão tentando “vender” e a realidade de trabalhar em uma organização é rapidamente descoberta nas mídias sociais.

Os candidatos estão se voltando cada vez mais para as mídias sociais. Logo que 79% usam em suas atividades a procura de emprego.

Em contraste, as organizações têm sido mais lentas na aceitação. Nós descobrimos que apenas 49% das maiores empresas da Austrália e 40% das universidades dos EUA permitem que os candidatos compartilhem um trabalho nas mídias sociais.

A mídia social fornece acesso gratuito a milhões de candidatos.

Além disso, há recrutadores que estão indo além do Facebook, LinkedIn e Twitter. Estão presentes em redes como Instagram, Pinterest e Snapchat, em uma tentativa de vincular todos os dados demográficos possíveis. Assim, buscando ter sucesso no recrutamento de talentos.

 

Modificando a Entrevista

Entrevistas tradicionais são dispendiosas e demoram demais. E os critérios típicos de seleção não resultam em avaliações candidatas eficazes, de acordo com especialistas.

“É um desastre quando você passa 20 horas da empresa entrevistando alguém”, disse Browne. “Os candidatos realmente precisam se reunir com 10 ou 12 pessoas? Se você já esteve em uma entrevista e teve que voltar três ou quatro ou cinco vezes e conhecer mais e mais pessoas, é cansativo.”

Em vez disso, as empresas voltadas para o futuro estão explorando avaliações de habilidades, testes de emprego e contratações de potencial em vez de experiência.

O LinkedIn descobriu que a maioria dos empregadores está interessada em usar:

  • Avaliações de habilidades virtuais online que medem características como trabalho em equipe e curiosidade.
  • Audições de emprego, onde os candidatos são pagos para fazer o trabalho real, enquanto os supervisores os observam.
  • Entrevistas da equipe informal com potenciais colegas de trabalho, onde ambos os lados têm a chance de falar sobre o papel e avaliar se há um ajuste.

 

Produzir uma rede para manter uma quantidade de contatos

Ter um sistema de contatos é bem mais válido do que cadastros curriculares que estejam sem atualizações

A importância disso, enquanto uma das tendências de recrutamento, é que se contrate pessoas que tenham competência para ingressar na empresa pretendida.

A rede de contatos pode ser atualizada através de meios comunicativos como LinkedIn. Ou ainda, atividades do próprio estabelecimento que contrata, construindo um fórum efetivo para que haja interatividade dos funcionários, expondo suas próprias habilidades.

Não deixe de dar uma conferida na Formação completa de Analista de Recrutamento e Seleção da ABRH-RS para entender mais sobre outras tendências em processos seletivos.

Gostou das tendências em processos seletivos?

Comente abaixo o que você achou e o que poderia melhorar no processo de recrutamento e seleção

E claro, não esqueça de nos acompanhar para ficar por dentro de tudo que é importante no mercado de RH.

Leave a Reply

15 + 10 =