5 Livros sobre recrutamento e seleção que todo Analista de RH deve ler

Acredito que você já saiba que os processos de recrutamento e seleção carregam uma responsabilidade enorme.

Esse é o ponto de partida do relacionamento entre colaborador e a sua empresa. Por isso, todos os processos precisam ser feitos com as estratégias adequadas.

Dessa forma, a empresa passa a fazer o recrutamento do profissional que mais se encaixa às suas expectativas.

O que você acha de aprender a fazer recrutamentos estratégicos com os melhores livros sobre recrutamento e seleção?

No post de hoje temos uma lista com livros que todo Analista de RH deve ler se é que ele deseja ser um profissional de excelência e realizar os melhores recrutamentos e seleções.

 

1.      Escolhendo Lideres – Joseph McCool

Nesse incrível livro, o autor nos apresenta como funcionam os processos de recrutamento e seleção de altos executivos.

O vice-presidente da Fesa, Ricardo Amatto, também lança mão das práticas mencionadas no livro. “Ele explica como os processos evoluíram e como as empresas podem se utilizar do conhecimento dos experts do assunto no mercado”, diz.

McCool também mede o impacto e a relevância do headhunter na contratação e gestão das empresas, ressaltando a importância da contratação acertada de executivos de médio e alto escalão.

 

2.      Quebre todas as regras – Marcus Buckingham

No livro “Quebre todas as regras” de Marcus Buckingham e Curt Coffman a palavra de ordem é romper com padrões.

O livro é consequência de anos e anos de estudos da Gallup – consultoria especializada em gestão de pessoas.

Foram entrevistadas mais de 80 mil pessoas para responder a seguinte questão: “Como os principais gerentes do mundo encontram, motivam e mantêm funcionários de talento?”.

 

3.      Competência, a Chave do Desempenho – Cecilia Whitaker Bergamini

Na atual fase em que vivenciamos no universo corporativo, apenas a excelência tem a capacidade de fazer um negócio avançar.

E empresas de todos os tamanhos precisam compreender que recrutamento, treinamento e feedback são aspectos indispensaveis e fundamentais.

A autora mostra o valor da competência individual como sendo um diferencial competitivo. Além disso, sugere meios mais eficazes para potencializar o talento e favorecer o surgimento de colaboradores verdadeiramente motivados.

 

4.      Feitos para vencer – Jim Collins

Nesse classico livro “Empresas feitas para vencer”, Jim Collins sugere que se invista em observar a concordância do profissional aos valores da instituição.

No entanto, a obra é bem ampla e explora muitos outros quesitos que elevam o nível da empresa e a torna bem mais poderosa.

Toda sua argumentação foi baseada em uma pesquisa feita com empresas americanas.

 

5.      Como dizer? – A arte de dar e receber feedback – Eliana Pitta

Essa é uma obra fundamental para o Analista de RH que deseja um dia a dia mais produtivo e harmonioso.

Pitta, com muita maestria, faz uma abordagem bem direta a importância da chamada “cultura do feedback”. Revela como a estratégia é fundamental para o andamento de todos os setores de uma empresa e para a gestão de pessoas.

 

Próximo Passo

Não, o próximo passo não é um livro. Mas com certeza é um passo indispensável se você deseja avançar em sua carreira de analista de RH. Para que se torne um profissional de excelência, pronto para os maiores desafios do mercado.

Clique aqui e conheça o Curso de Recrutamento e Seleção da ABRH-RS e seja capaz de oferecer as melhores ferramentas que sua empresa necessita para trabalhar cada vez melhor na escolha dos seus colaboradores. Aprendendo não só os fundamentos como também as dinâmicas utilizadas para recrutamento e seleção, além do acompanhamento após a contratação dos profissionais.

Leave a Reply

eighteen + 18 =