Pequenas coisas que vão melhorar muito o seu processo de Recrutamento e Seleção

Fazer um bom recrutamento é uma grande responsabilidade para um profissional novo no mercado. Quem está começando agora encontra algumas dificuldades na hora de escolher a melhor forma, ferramenta e processos inovadores. Então, acertar no recrutamento garante a assertividade do processo e o seu destaque no mercado de trabalho.

Ficou interessado? Nós vamos te mostrar pequenas atitudes que podem tornar o seu recrutamento um sucesso e, principalmente, te fazer bem visto como profissional dentro da empresa que trabalha.

 

O que fazer para começar a melhorar o recrutamento de colaboradores

Primeiramente, é necessário entender bem a necessidade da sua vaga, quais competências e conhecimentos são importantes, quais atividades serão desempenhadas. Para isso, seja questionador no levantamento do perfil desejado e você obterá um bom resultado final!

 

Depois de juntar todas as informações, você deve caprichar na divulgação

Nós recomendamos que você aposte em imagens e informações claras, reforçando as principais necessidades técnicas e descreva as funções que serão desempenhadas. Dessa forma, o processo seletivo já começa de maneira assertiva.

Para um diferencial neste início, indicamos mais abaixo algumas perguntas na etapa de candidatura que você pode inserir na sua divulgação. Elas precisam ser diretas sobre os requisitos necessários, pois assim você terá uma prévia em relação ao conhecimento e expectativa do candidato.

Ainda sobre o anúncio, temos a parte da candidatura. Ela deve ser simplificada para que todos possam se candidatar. Veja abaixo as perguntas que mencionamos de modo a tornar o anúncio da vaga mais direcionado e fazer você não perder tempo.

 

Exemplos de perguntas que diminuem o número de candidatos não qualificados

– Possui formação na área específica?

– Possui CNH B?

– Qual o nível de informática?

– Quantos anos de experiência na área?

– Fala inglês e/ou espanhol? Qual nível?

Quanto mais informações você colher na candidatura, mais fácil será fazer um bom recrutamento. Mesmo assim, não se esqueça de dar a importância necessária aos requisitos da vaga!

 

Melhorar o recrutamento no ato da entrevista

Mantenha uma postura empática e humanizada, assim o candidato se sentirá à vontade durante a entrevista. Desta forma, sua avaliação será mais ampla e não baseada apenas em checagem curricular.

Lembre-se que sua postura mostra o perfil da sua empresa. Então, proporcione um momento em que possa observar e avaliar o perfil certo, mas também aproveite para demonstrar em pequenas atitudes o que o colaborador escolhido vai encontrar no seu trabalho.

 

Saiba mais sobre como fazer um bom processo de recrutamento

Se você quer se sentir seguro sobre o recrutamento de colaboradores e ter a certeza de que fez a escolha certa para sua empresa, recomendamos que você busque, não só experiência como também conhecimento aprofundando.

Já conhece os cursos de Recrutamento e Seleção da ABRH-RS? Lá você encontra detalhado tudo que precisa para se tornar um bom profissional na área de seleção de colaboradores.

Esta é uma área muito valorizada, uma vez que líderes procuram por profissionais que estejam sempre aptos a oferecer o melhor de si. Sendo assim, quando você contribui com o seu trabalho e faz a melhor seleção, sua empresa cresce e você cresce junto.

Além disso, outra dica interessante é saber a melhor forma de utilizar seu orçamento para o processo de seleção. Aqui, você confere algumas dessas dicas.

 

Busque sempre mais conhecimento para não deixar de inovar no processo de recrutamento

Como última dica, recomendamos que você esteja sempre atento ao que surge e te ajuda a crescer na área. Esteja sempre atento às tendências da sua profissão, uma vez que isso vai te ajudar a crescer e ampliar suas possibilidades.

A leitura de bons artigos de fontes confiáveis, como empresas que são realmente especializadas no assunto pode ser uma ótima forma de se atualizar.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de seguir o blog para saber sobre mais pequenas coisas que podem te ajudar a ter destaque no recrutamento, influenciar pessoas e formar bons profissionais para sua empresa! Aqui, você já confere algumas dicas para deixar seu processo de recrutamento muito mais ágil.

 

 

Leave a Reply

17 − 12 =