Vantagens de ter uma Gestão de Remuneração

Administrar o dinheiro de um negócio não é tarefa fácil. Sempre há muitos detalhes a serem considerados, principalmente no que diz respeito à remuneração da equipe. Afinal, você quer pagar o valor certo e justo ao trabalho exercido pelos funcionários. E uma forma de conseguir atingir esse objetivo é através de uma boa gestão da remuneração.

Caso você ainda não conheça bem esse termo, trata-se de um trabalho de gestão cujo objetivo é adequar os salários dos seus colaboradores às possibilidades da empresa, às expectativas da equipe e aos salários de mercado. Dessa forma, todos podem continuar satisfeitos sem prejudicar o fluxo de caixa do negócio.

Para esclarecer melhor o tema, veja aqui 4 vantagens que a gestão de remuneração oferece para sua empresa:

 

1. Manter a folha de pagamento equilibrada

Manter um equilíbrio entre o que a empresa paga ao colaborador e aquilo que ele produz é um desafio constante. Especialmente quando não há uma política bem estabelecida quanto aos cargos e salários de cada função. Para evitar que estes custos fiquem acima da sua capacidade, é preciso investir em ferramentas para gerir estes planos.

Com uma gestão adequada, você ajuda a manter a sua folha de pagamento sempre em equilíbrio em relação às demais despesas da empresa e ao nível de produtividade de cada função. Isso ajuda a manter e empresa funcionando e os pagamentos em dia.

 

2. Retenção de talentos

Já é comprovado que o interesse pela área, qualidade de vida no trabalho e relacionamento com os colegas têm grande influência na retenção de talentos em um negócio. Porém, a remuneração continua sendo um fator muito relevante, pois diz respeito ao estilo de vida e à expectativa do profissional.

Durante o processo de gestão, você também terá um plano estratégico para compensar adequadamente colaboradores com alta rentabilidade, mais tempo de atuação e boa contribuição com o negócio. O resultado, claro, é um aumento na sua rentabilidade no longo prazo.

 

3. Aumenta o engajamento da equipe no longo prazo

A expectativa de crescimento dentro de uma carreira é uma parte importante do engajamento de um profissional em seu trabalho. Se não há perspectiva de maior rendimento ou de desenvolvimento pessoal, então logo sua produtividade começa a cair. Através da gestão de remuneração, você pode administrar ao menos um dos componentes desse engajamento. Assim evitando perder o potencial de um colaborador ao longo do tempo.

 

4. Criar um clima organizacional mais positivo

Por fim, essa perspectiva de crescimento e a atribuição justa de cargos e salários também são um estímulo muito positivo à boa convivência e à positividade no dia a dia de trabalho. Isso acontece por que, quando um indivíduo ou grupo se sente satisfeito e bem estimulado, ele tende a produzir a mesma atitude em outras pessoas, promovendo o melhor convívio.

Com estas informações, já deve estar clara a importância da gestão de remuneração em seu negócio. Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog.

 

Conheça também nossos cursos de capacitação sobre Remuneração Estratégica!

Leave a Reply

16 − 16 =