Segredos da liderança ágil

Quando se fala em liderança ágil, ou métodos ágeis para uma empresa de qualquer ramo em que a metodologia se aplica, logo se pensa nos pilares do Agile e em alguns pontos técnicos que fazem com que este esquema se torne interessante.

Todavia, não é somente de técnica que vive o Agile. Para que ele aconteça de verdade e traga resultados para a sua empresa é preciso ir além. É preciso trabalhar algumas competências fundamentais para o processo.

Estas competências, é que são o “segredo” por trás do sucesso de toda a técnica envolvida nos valores dos métodos ágeis.

E é justamente para revelar estes segredos que nós resolvemos criar este artigo. São 04 competências que os líderes precisam ter para que a estratégia funcione de fato.

 

Segredos da liderança ágil: Humildade

O primeiro e, talvez, mais importante segredo para o bom funcionamento dos métodos ágeis é a humildade dos líderes que se propõem a participar deste projeto.

Estas pessoas precisam ter ciência de que eles não sabem tudo e de que o outro, mesmo que em cargos inferiores, pode – sim – ter algo a lhe acrescentar.

Ouvir o feedback dos colaboradores que também participam do projeto é fundamental para que o líder possa manter o constante crescimento qualitativo do produto/serviço em questão.

Ao se fechar para as ideias dos subordinados, o líder perde a oportunidade de melhorar seus resultados. E, consequentemente, quebra toda a cadeia de progresso que o método Agile propõe de desenvolvimento frequente.

 

Segredos da liderança ágil: Adaptação

A liderança verdadeiramente ágil não tem medo de mudanças. E muito menos de se adaptar aos novos conceitos que surgem, quase que diariamente, no mercado. Pelo contrário, ela reconhece que a única coisa permanente hoje é a mudança.

Adaptar-se ao novo também é uma competência fundamental para o processo. Pois a evolução constante depende da quebra de paradigmas e tradições. Logo, é preciso deixar de lado o “meu modo de fazer” para “o melhor modo de fazer”. O que, muitas vezes, não significam a mesma coisa.

 

Segredos da liderança ágil: Visão

O líder ágil que sabe ouvir feedback de sua equipe e também consegue se adaptar ao novo já está com meio caminho andado. Todavia, ele não pode estar sempre dependente de mudanças no mercado e de conselhos de funcionários para gerar uma mudança.

A liderança Agile precisa possui uma capacidade de visão aguçada. Ser capaz de trabalhar no presente com um olho fixado no futuro. Sempre vislumbrando onde suas ações atuais irão resultar.

Em poucas palavras, esse tipo de liderança precisa ter sempre em foco um plano de onde chegar. Porém, deve saber que este plano pode e deve mudar de acordo com as coisas que vão surgindo ao longo do caminho.

 

Segredos da liderança ágil: Engajamento

E por último, mas não menos importante, a liderança ágil precisa estar realmente engajada com o projeto que lidera.

Quando falamos nisso, não estamos falando apenas em trabalhar duro em cima do produto/serviço em questão, mas – para além disso – se engajar também com todos os interessados no processo.

É preciso que o líder tenha contato com todos os setores da empresa. Bem como com os clientes e que saiba pautar o seu projeto de acordo com a demanda de todos estes elementos, buscando nunca favorecer apenas um deles, mas sim trabalhar para que a solução mais justa para todos seja implementada.

Entender a parte técnica dos métodos ágeis é, sim, importante para o bom desenvolvimento de uma liderança ágil. Todavia, não possuir as competências que listamos acima é o mesmo que contratar um vendedor com dezenas de cursos sobre venda, porém que vive de mal humor e presta um péssimo atendimento ao cliente.

Leave a Reply

four × five =