Quantos são e onde estão os profissionais de Recursos Humanos?

Diante das mudanças exigidas por uma sociedade globalizada, as empresas são impulsionadas a passarem por profundas adaptações. Diferentes dinâmicas entre o relacionamento do colaborador e da empresa são algumas das consequências desse processo, que estimulam gestores e líderes de equipes a procurarem maneiras para prepararem seus funcionários. Imersos nesse ambiente de incertezas, as organizações enfatizam o aperfeiçoamento de seus colaboradores para que haja aumento do engajamento.

Em parceria com a ABRH-RS, a Mercadômetro realizou um estudo sobre o mercado de trabalho dos profissionais de Recursos Humanos, e Medicina e Segurança do trabalho. O estudo foi realizado entre o período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018.

Onde estão esses profissionais?

A partir deste estudo, a ABRH-RS pretende fornecer aos profissionais da área de Recursos Humanos e gestão de pessoas um panorama sobre o setor no Brasil. Os dados foram traçados a partir do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em consonância com dados da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Informações da pesquisa como localização, distribuição, dados demográficos e remuneratórios, serão disponibilizados ao longo deste ano.

Foram contabilizadas 310 mil pessoas das três áreas estudadas: Recursos Humanos (RH), Medicina do Trabalho (MT) e Segurança do Trabalho (ST).

Com maior número de profissionais, a área de RH compõe 61% das vagas ocupadas – ao todo são 189.893 funcionários. Dentre esse total na área de RH, 23,81% ocupam cargos de liderança ou são gestores.

A região Sudeste concentra o maior número de profissionais das três áreas, com 58,2%. Em seguida a região Sul que ocupa 15,89%. Nordeste concentra 13,81%, Centro Oeste 7,88% e a Norte 4,11%.

Com menor número de profissionais na área de Recursos Humanos, a região Norte conta com 6.989 profissionais. Enquanto a região Sudeste tem concentração superior de 59%, cerca de 111.733.

O estudo também delimita a região Sul, na qual concentra 49.373 dos profissionais pesquisados no Brasil. O Paraná se destaca na região com o maior número de profissionais, com 38,51%, enquanto que o Rio Grande do Sul (34,75%) e Santa Catarina (26,74%). Em todos os estados da região Sul, a área de Recursos Humanos é predominante. O Rio Grande do Sul conta com 17.155 profissionais na área, sendo 60% ocupados por profissionais de RH.

Outra informação relevante para profissionais da área foi quanto às movimentações de admissões e desligamentos das empresas no período estudado. Foram considerados para esta análise critérios como gastos com demissão, custos de contratação, eventual perda de conhecimento bem como desgastes nas equipes.

Nas três áreas estudadas, as vagas foram repostas em aproximadamente 98,5% dos casos. A área de ST foi a que mais renovou seu quadro de profissionais, com percentuais entre 33% e 39%. Além disso, vale salientar que, 30% dos gestores e lideranças da área de RH trocaram de empresa no período analisado.

A ABRH-RS oferece diversos cursos de capacitação dentro do segmento. São variadas áreas e ênfases, para que os profissionais de Recursos Humanos se desenvolvam e acompanhem o mercado.

Leave a Reply

two + 4 =