Processo seletivo: como as inovações tecnológicas podem melhorar seu desempenho

Na última década, a popularização da tecnologia digital, especialmente da internet, aumentou de forma considerável a utilização desses recursos em diversas empresas. Isso inclui tanto a administração geral da companhia quanto o processo seletivo realizado pelas equipes de RH. Em muitos aspectos, essas tecnologias são o que mais contribui para o aprimoramento desse trabalho.

Apesar disso, nem todo profissional de recursos humanos utiliza ferramentas tecnológicas em todo o seu potencial. Esse é um erro ainda um pouco comum, tanto para novas empresas quanto para antigas. Porém, para manter a qualidade desse trabalho e continuar acompanhando os concorrentes, as empresas devem se atualizar o quanto antes nesse quesito.

Para esclarecer melhor esse tema, estão listados alguns dos benefícios que a inovação tecnológica em RH pode proporcionar ao processo seletivo de uma empresa:

 

Maior análise de dados para tomada de decisões

Uma forte mudança de perspectiva empresarial que ocorreu nos últimos anos foi a priorização de dados, estatísticas e evidências para embasar qualquer decisão. A menos que não seja possível coletar as informações necessárias, nenhuma atitude deve ser tomada com base puramente em “intuição”, sem considerar seu contexto. Parte dessa mudança se deve justamente à maior participação da tecnologia no dia a dia empresarial.

Com a chegada de sistemas integrados de administração, foi possível monitorar diversas variáveis. Assim, possibilitou acompanhar a atuação de todos os setores sob uma mesma lente.

 

Facilitando o processo seletivo a distância

Aplicativos de chat de vídeo e texto, plataformas de recrutamento, sistemas de análise ampla de currículos, entre outros recursos possibilitaram a realização de uma parte do processo seletivo. E isso sem contato pessoal entre o profissional de RH e o candidato. Dependendo do contexto, isso pode significar um tempo de admissão muito mais curto.

Isso contribui, por exemplo, com o trabalho a distância, que é uma tendência forte em diversas áreas. Além disso, ele também facilita a realização de todos os processos seletivos. Pode agilizar, principalmente, na contratação de um profissional que está em outro estado ou país. Unindo isso à aplicação de testes em plataformas online, a qualidade da sua avaliação pode ser tão boa quanto seria pessoalmente.

 

Otimização de recursos e do tempo de trabalho

Em resumo, já é possível concluir como essas tecnologias também contribuem para melhorar a eficiência do tempo dos profissionais de RH. Por exemplo, tarefas que poderiam levar semanas e custar muito caro para a empresa podem ser concluídas em poucas horas com a ajuda da tecnologia.

Por exemplo, ao utilizar um software para analisar o resultado de diversos candidatos em um teste, é possível comparar os resultados de forma mais clara. Todos podem ser dispostos na forma de um gráfico. Assim, destacando-se aqueles que apresentaram o melhor resultado, qual foi a média obtida e qual era a distribuição esperada.

Ferramentas tecnológicas podem auxiliar você no processo. Confira nosso post sobre o assunto!

Em resumo, é fácil entender como a tecnologia pode beneficiar o processo seletivo dentro de uma empresa. Para compreender melhor esse trabalho e realizá-lo com eficácia, basta conhecer o curso de recrutamento e seleção da ABRH-RS e começar a se aprimorar neste setor!

Leave a Reply

13 − 5 =