Liderança ágil no mundo complexo

Como já vimos em outros artigos aqui no nosso blog, o método Agile é um presente do setor de desenvolvimento de softwares para todos os gestores em geral. Mas, como isso aconteceu?

Bem, as empresas de desenvolvimento estavam passando por uma dificuldade séria em relação aos seus serviços. Quando um cliente pedia um novo software a empresa começa a trabalhar em seu desenvolvimento, respeitando um  sistema de criação.

Porém, o que acontecia é que diante da constante evolução tecnológica, o tempo necessário para entregar o software em perfeito estado de funcionamento era tanto que, ao lançar o programa, ele já estava obsoleto.

Isso gerava insatisfação por parte do cliente e dos usuários. Então ia minando a lucratividade da empresa e falindo estes negócios com a mesma velocidade com a qual eles nasceram e cresceram.

A solução veio por parte da metodologia ágil, que alguns programadores – na época – criaram. Ela visava, basicamente, entregar um produto de valor médio, basicamente inacabado, porém em um prazo curto.

O segredo é que este produto podia e deveria ser constantemente atualizado, de acordo com a evolução tecnológica e de demandas que fossem surgindo. O esquema funcionou e ainda hoje é utilizado.

 

Ok, mas e então?

Não demorou muito para que alguns gestores vissem nessa experiência uma forma de melhorar o tempo de resposta de empresas em outros setores do mercado.

Comparando grosseiramente, vivemos hoje em um mundo complexo, com muito acesso a informação e com mudanças – quase que diárias – de paradigmas e demandas, semelhante ao “boom” da tecnologia em softwares.

O problema é que os sistemas de gestão que utilizávamos e, ainda hoje utilizamos, não são capazes de responder a estas demandas com a urgência necessária. Tornam as respostas quase sempre obsoletas, como ocorria com os programas de computador antigamente.

Todavia, abdicar de sistemas para gerir uma equipe é algo inviável para a sustentabilidade de qualquer empresa. Então, como superar o sistema se precisamos dele?

Bem, é aí que surge o conceito de liderança ágil!

A liderança propõe que os líderes e gestores de uma empresa desenvolvam um sistema responsivo, ou seja, que consiga se adaptar as novas situações que vão surgindo ao longo do caminho.

O nome deste sistema é metodologia ágil. E ele está embasado em alguns valores fundamentais para o constante progresso e aperfeiçoamento. Deste modo todas as mudanças são recebidas e imediatamente entram em vigor dentro do sistema. Permite aos gestores agilidade na hora de responder às novas demandas do mercado e da sociedade como um todo.

Diante disso tudo, é quase que obrigatório para a maioria das empresas fazer uso deste novo esquema de liderança e gestão. Assim podem manter-se competitivas no mercado, agrando tanto aos clientes quanto aos colaboradores.

Mas, a dúvida que fica é – para além dos valores e competências – como ingressar nesse novo sistema? Como desenvolver uma liderança ágil de valor? Quais são as experiências existentes no mercado e como implementá-las no seu negócio?

 

CONGREGARH 2019

Bem, é justamente isso que iremos tratar no CONGREGARH 2019. E é por isso que queremos lhe fazer um convite para visitar nossa página sobre o congresso, conhecer os palestrantes já confirmados e saber mais sobre os temas abordados e como eles vão lhe ajudar a elevar sua empresa para um novo patamar.

Não perca mais tempo! Veja mais mais sobre o congresso e como ele vai lhe ajudar a lidar com o mundo complexo. Serão experiências e conhecimentos que somente a liderança ágil pode lhe proporcionar!

 

 

Leave a Reply

4 × four =