Gestão da Educação Corporativa: como ela pode ser um diferencial na sua empresa

A Gestão da Educação Corporativa é hoje uma das abordagens mais populares dentro das empresas para aumentar a produtividade e satisfação da equipe de funcionários. Veja nosso artigo que fala sobre o que é a Educação Corporativa.

Tendo de passar pela análise estratégica de um profissional de RH na maioria das vezes, o objetivo desse processo, principalmente, é o de estimular a aprendizagem contínua dos membros da equipe.

Da mesma forma como disseminar a obtenção e manutenção do conhecimento dentro da empresa.

Neste artigo, vamos conhecer algumas das principais vantagens de se aplicar esse processo em uma empresa. Sobretudo, de como essas vantagens podem se gerar diferenciais competitivos para o empreendimento. Acompanhe!

 

A educação corporativa aumenta a produtividade da empresa

O aumento no nível capacitivo causado pela prática da gestão da educação corporativa é capaz de aumentar consideravelmente a produtividade de gestores e suas equipes.

O que pode ser comprovado a partir de relatórios de alguns indicadores importantes como:

  • Cumprimento de prazos;
  • Qualidade nas entregas;
  • Redução de custos operacionais na empresa;
  • Incidência de falhas;
  • Volume de vendas, faturamento e lucratividade;
  • Satisfação dos clientes.

Melhora do clima organizacional na empresa

A ministração de alguns cursos e palestras no âmbito da gestão da educação corporativa podem ser usados para desenvolver habilidades pessoais.

Dentre elas, podemos citar o relacionamento interpessoal, a melhora na comunicação interna entre colaboradores e uma gestão mais eficiente de tempo.

A melhora nestes pontos da empresa e dos colaboradores da organização torna, gradualmente, o clima organizacional mais saudável e produtivo. Trata-se de uma vantagem que simplesmente não pode ser negligenciada.

Desenvolvimento objetivo dos profissionais

Esta é uma vantagem inerente da gestão de educação corporativa.

Os cursos, palestras e treinamentos de profissionais promovidos por essas práticas de educação aumentam a velocidade e qualidade do desenvolvimento dos profissionais do quadro de colaboradores da empresa.

Os colaboradores podem desenvolver novas capacidades e competências. Tanto as de acordo com suas escolhas, ou seja, as que atendem aos seus interesses, quanto àquelas capacidades mais requisitadas pela empresa.

Já sabe como fazer um levantamento das necessidades de treinamento da equipe? Leia nosso artigo sobre o assunto.

Desenvolvimento dos gestores da empresa por decorrência

Essa é uma vantagem decorrente da que falamos acima.

Na medida em que as ações de educação corporativa são abordadas dentro da empresa, os gestores passam a se desenvolver mais e de forma natural ao processo de aprendizagem dos colaboradores.

E em alguns casos, é necessário que estes se desenvolvam visando a manutenção de seus cargos. Já que como líderes, devem estar em constante desenvolvimento. De tal forma que possam estar sempre trazendo conhecimento para a empresa e para sua equipe.

Personalização do conteúdo ensinado

Diferente das instituições de ensino convencionais, que passam o mesmo conteúdo para seus alunos, a gestão de educação corporativa pode fazer diferente.

Por meio dela, os colaboradores podem aprender de acordo a quadros de conteúdo personalizados. Isto é, eles podem aprender com um foco maior naqueles temas que desejam dominar. Também naqueles que causam maior impacto positivo em suas profissões.

Agora você está por dentro da importância da gestão de educação corporativa

Você acaba de ver algumas das principais vantagens de se investir em educação corporativa.

Seja como for, é importante para você ter em mente, seja empresário ou profissional de RH, que investir nesse ponto não pode ser considerado como custo para a empresa.

Mas sim uma abordagem que permite a evolução qualitativa das capacidades dos funcionários e até mesmo dos gestores da empresa.

O que é bastante valioso para qualquer negócio ou organização que busque crescer e prosperar.

Deixe uma resposta

4 − 4 =