Como fazer o levantamento das necessidade de treinamento na empresa

Empresas que desejam estar sempre no topo da concorrência possuem o hábito de estar atualizadas com qualquer novidade no mercado. Sobretudo, para que possa gerar melhores resultados para a organização.

Uma dessas novidades, já adotadas por diversas empresas, é a educação corporativa. Um método que faz uso de treinamentos, cursos ou workshops com a finalidade de distribuir e disseminar conhecimento específico para os colaboradores de uma empresa.

É uma abordagem muito eficaz e que gera vários benefícios para a organização, desde que as necessidades de treinamento dos colaboradores sejam conhecidas.

Neste artigo, vamos mostrar como identificar precisamente essas necessidades, de forma que você consiga fazer a gestão da educação corporativa.

Acompanhe!

Primeiro, é preciso entender o que é o levantamento das necessidades de treinamento

De modo geral, podemos dizer que é o processo prático para identificar em que pontos os colaboradores precisam melhorar.

Nele, busca-se identificar lacunas, dificuldades e as oportunidades de crescimento do time.

Mas o que seriam essas necessidades?

Pode-se responder essa questão de forma simples, ao dizer que as necessidades são a diferença entre o que o colaborador ou time sabe, e aquilo que eles fazem na empresa. Ou seja, as necessidades são as carências de habilidades ou conhecimentos atuais dos colaboradores.

Esse levantamento é crucial para que um treinamento e a gestão da educação corporativa possa dar certo.

Por que essa etapa é tão importante para o sucesso da educação corporativa na empresa

Realizar esse levantamento permite conhecer o estado de conhecimento e desempenho que toda uma equipe possui na empresa. Aprofundando ainda mais o trabalho, é possível identificar as necessidades individuais e específicas de cada funcionário.

Sendo vantajoso para a empresa, que pode definir uma meta real de resultados após o treinamento e então planejar o mesmo com base no levantamento realizado. Assim, ampliando as chances de sucesso do curso e melhorar o desempenho e nível de conhecimento da equipe da empresa.

É importante que os funcionários da área de RH da empresa tenham o máximo de atenção e cuidado na hora de fazer esse levantamento. O que justamente vamos aprender agora.

Como é feito na prática

A primeira coisa a se fazer na hora de iniciar o levantamento das necessidades de treinamento na empresa, são um conjunto de análises para definir um diagnóstico da situação.

São quatro análises, organizacional, treinamento, recursos humanos e estrutura do cargo, que devem ser realizadas para preparar um diagnóstico.

Feito isso, o levantamento pode ser realizado efetivamente de acordo com seis passos de ação:

  • Avaliação de desempenho:

    Nesta etapa se avalia e organiza treinamentos específicos ou mais gerais. A finalidade principal aqui é identificar se um colaborador — ou um departamento inteiro — está executando suas atividades num nível satisfatório. Podendo assim entender que áreas precisam de um treinamento mais aprofundado.

  • Questionários:

    Nesta ação usa-se questionários onde colaboradores podem dar sua opinião sobre assuntos que acreditam precisar de treinamento. Essa etapa do levantamento costuma trazer bons dados para os setores de T&D (treinamento e desenvolvimento) e RH.

  • Entrevistas com supervisores e gerentes

    As entrevistas realizadas com supervisores e gerentes servem para levantar os dados ligados a produtividade da equipe, cotidiano de trabalho, dificuldades. São essas informações que vão ajudar a definir os treinamentos adequados para a equipe.

  • Análise e observação:

    Se você for um profissional de RH da empresa, essa tarefa será mais fácil. Aqui é preciso analisar o que acontece na empresa e identificar problemas como falta de motivação, lacunas nas atividades por falta de conhecimento em uma área, resultados ineficientes, etc…

  • Avaliação de colaboradores:

    Nesta fase do levantamento um técnico realizar uma avaliação, que pode ser de várias formas, para entender em que nível de conhecimento estão os colaboradores da empresa. O objetivo aqui é saber quais capacidades e conhecimentos precisam ser reforçados e quais devem ser inseridos no cotidiano dos colaboradores.

  • Entrevista de saída:

    O desligamento de funcionários em uma empresa é um fato que pode acontecer por várias razões. Embora geralmente esse fato não seja nada bom, o desligamento de algum colaborador ainda pode render boas informações sobre as necessidades de treinamento. Como o funcionário desligado da empresa não precisa mais se moderar, ele pode apontar falhas nos processos da empresa. Bem como lacunas de conhecimento que atrapalham o trabalho.

Agora já temos alguns parâmetros para fazer um levantamento de necessidades de treinamento para aplicar a educação corporativa. E para aumentar ainda mais o seu conhecimento e compreensão sobre o assunto, conheça nossos cursos de desenvolvimento na educação corporativa.

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