Erros que afetam o clima organizacional: saiba o que fazer!

O departamento de pessoal de uma empresa é um dos maiores responsáveis por manter um bom clima organizacional entre os funcionários. Além disso, a gestão de qualidade é indispensável na hora de garantir a motivação de diferentes setores.

A seguir, vamos te ensinar como evitar alguns dos principais erros do DP. Você também entenderá de que maneira eles alteram a qualidade da relação com os funcionários. Acompanhe e garanta um excelente clima entre todos!

 

Incapacidade de tomar decisões

As decisões são baseadas em informações e documentos acerca da situação de cada funcionário. Se o DP está com problemas para tomar decisões, é provável que faltem dados. E isso requer um cuidado maior com documentos como o banco de horas e a folha de pagamento.

O clima organizacional se beneficia muito de decisões transparentes, rápidas e eficientes. Se os funcionários sentirem que a empresa não sabe dar um posicionamento direto, podem deixar de confiar nos serviços. Sem contar que a qualidade da produção provavelmente diminuirá.

Também é importante investir na qualificação dos gestores, para que atuem como elo de ligação entre os funcionários e a Administração de Pessoal. Auxiliando e esclarecendo as demandas que envolvem a folha de pagamento, minimizando ruídos que possam influenciar o bom clima organizacional.

 

 

Folha de pagamento desorganizada

Impostos, descontos, horas trabalhadas: todos esses elementos precisam estar dispostos para consulta do funcionário. Uma boa gestão por parte do DP garante que todos consigam ter uma relação transparente e direta.

E o que isso tem a ver com clima organizacional? Na verdade, a relação é mais próxima do que você imagina. Pois trabalhadores desinformados sobre sua própria situação tendem a ficar menos motivados.

A situação pode até desencadear desentendimentos entre funcionários e o setor de RH. Devemos considerar que o pagamento é um aspecto muito delicado. Afinal, todos estão sendo impulsionados em alguma medida pelo valor recebido. Por isso, essa é uma área prioritária.

 

Falta de padronização dos processos

Geralmente, os processos de tomada de decisão em relação aos funcionários devem ser padronizados. Assim, a tomada de decisões fica mais rápida, e o cálculo de qualquer direito fica mais dinâmico.

Para melhorar o clima organizacional, é necessário manter um diálogo rápido. O departamento de pessoal também deve se mostrar acessível ao funcionário que precisa de informações.

Pense na seguinte situação: o funcionário fez um banco de horas para tirar folga, mas a folha de pagamento não está padronizada para esses casos. Esse é um erro funcional da área. O colaborador tende a influenciar negativamente no clima organizacional do setor.

 

Inconsistência no banco de horas

O banco de horas está sempre atualizado? Os funcionários possuem acesso a informações? Se as respostas foram negativas, então estamos diante de um problema que também pode acabar com o clima organizacional.

Para evitar maiores complicações, é ideal informar os seus colaboradores sobre o funcionamento do banco de horas. Em caso de horas extras e folgas, encoraje o funcionário a dialogar com o gestor do setor.

E você, está preparado para manter um excelente clima organizacional? Se precisar de mais informações, acesse nosso curso de especialização. Você não pode deixar de se aprofundar na área e garantir o sucesso da empresa!

Leave a Reply

19 − two =