Grupos de Estudo
ESG

Início em:
24/03/2025
Horário:
19h às 20h30min
Local:
Online / EAD
Facilitador(es):
Daniela Medeiros
Eliane Davila

O que é facilitação e qual é o papel do facilitador.

A facilitação é feita por profissionais que conhecem profundamente o tema a ser estudado, mas diferentemente dos cursos que contam com um/a instrutor/a, o/a facilitador/a não vai prover os conteúdos e ministrar sobre o tema nos encontros. Seu papel é o de conduzir os encontros.

Ojetivo do grupo: fornecer aos participantes uma compreensão sistêmica dos princípios e práticas em ESG no contexto atual. Isso inclui promover reflexões sobre a compreensão dos desafios e oportunidades relacionadas aos pilares do ESG que influenciam a tomada de decisões estratégicas empresariais e seus impactos  no âmbito social e ambiental e de governança.

Competências desenvolvidas:

Compreensão das questões ambientais, sociais e de governança (ESG) e sua relevância para as empresas e as comunidades.

Habilidade para avaliar e medir o impacto ambiental, social e de governança das empresas.

Conhecimento sobre as melhores práticas de gestão de riscos e oportunidades ESG.

Capacidade de integrar considerações ESG em estratégias de negócios e decisões de investimento.

Habilidade para comunicar eficazmente sobre questões ESG com diferentes públicos.

Habilidade para trabalhar em equipe e colaborar com outros profissionais para abordar questões ESG.

Compreensão da importância de uma abordagem holística e integrada para abordar questões ESG.

Regras e temas: no primeiro encontro do grupo, são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.

Metodologia: ativa de aprendizagem onde o grupo construirá sua jornada com apoio das facilitadoras.

Análise de casos: Estudar casos reais de empresas e organizações que enfrentam desafios e oportunidades relacionadas a ESG, discutindo as ações que foram tomadas e os resultados obtidos.

Debate: Discutir questões e ideias relacionadas a ESG em um ambiente de debate saudável, onde os participantes possam compartilhar suas opiniões e perspectivas.

Estudo de grupo: Os participantes podem se dividir em pequenos grupos para realizar pesquisas e discutir questões específicas relacionadas a ESG.

Painel de debates: convidar especialistas e profissionais da área para compartilhar suas experiências e conhecimentos, e discutir questões atuais relacionadas a ESG.

Simulações: simulações de negócios, jogos de estratégia e outras atividades que permitam aos participantes experimentar e aprender sobre questões ESG de forma prática.

Auto-reflexão: reflexão e auto-avaliação sobre como as questões ESG afetam a vida pessoal e profissional dos participantes.

Pré-requisitos para participação: destinado a estudantes e profissionais interessados em aprender sobre as questões ambientais, sociais e de governança que afetam as empresas e as comunidades. O público-alvo pode incluir estudantes universitários, profissionais de negócios, líderes comunitários, associados pessoas físicas,  empresas associadas e outros interessados em compreender e gerenciar questões ESG.

Sócio da ABRH-RS: estar com sua contribuição social em dia e atender os pré-requisitos estabelecidos para o grupo de interesse. 

Sócio de outras ABRHs: investir R$ 111,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse. 

Não Sócio: investir R$ 333,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse.

Encontros do grupo: são realizados até 7 encontros durante o semestre, com participação ativa de todos, contribuindo com pesquisas, debates e informações, contando com o apoio dos facilitadores para mediar a dinâmica do grupo. 

7 encontros, online, nas segundas-feiras, das 19h às 20h30.

Cronograma semestre

24 de março 

7 e 28 de abril

12 e 26 de maio

9 e 23 de junho

Encontros especiais: encontro de abertura do semestre e encontro de encerramento. Estes dois encontros são realizados com os participantes de todos os grupos juntos.

Encontro de abertura: 18/3 - 19h às 20h30, presencial

Encontro de encerramento: 16/7 - 19h30 às 20h30

Inscrição: as inscrições são realizadas, semestralmente, através do site da ABRH-RS e o participante deve inserir o seu LinkedIn ao formulário e enviar seu currículo para o e-mail secretaria@abrhrs.org,br, no campo assunto: GE - ESG 2025/1 - CURRÍCULO.  Os facilitadores analisam os currículos dos candidatos observando se o candidato contempla os pré-requisitos solicitados para participação no grupo. 

Importante: inscrições de colaboradores de sócio pessoa jurídica deverá ser realizada pelo cnpj da empresa. 

Número total: 30 participantes

Lista de espera: 5 participantes

*Vagas limitadas aos primeiros 30 inscritos.  

Número de inscrições por candidato: pessoa física sócio ou não-sócio poderá inscrever-se em até dois grupos. O sócio pessoa jurídica poderá inscrever até dois participantes em cada grupo, sendo no máximo dois grupos por participante. 

Cerificado: o certificado será entregue aos participantes que tiverem 75% ou mais de presença nos encontros e estiverem em dia com sua anuidade junto à ABRH-RS e os não-sócios com a inscrição quitada. Fica a critério e juízo da ABRH-RS, contabilizar ou não, para cálculo de total de presenças durante o semestre, a presença nos encontros de abertura e encerramento do semestre.

Comunicação entre ABRH/Facilitadores/Participantes: a ABRH-RS cria um grupo de whatsapp para cada um dos grupos de estudo. Lá serão feitas as comunicações oficiais, a troca de informações entre os participantes bem como o link de acesso aos encontros.

Plataforma dos encontros: zoom. O link para acesso dos encontros será postado no whatsapp do grupo, na manhã do dia de cada encontro.

Contato: secretaria@abrhrs.org.br ou 51 9 9188-6123

 

Apoiadores de Gestão

Saiba mais sobre os apoiadores

 

Master
Ouro
Prata
Bronze
Apoio