Os Objetivos De Implementar O Endomarketing

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A implementação do endomarketing em grandes corporações

A comunicação interna de uma empresa é um dos principais fatores para a produtividade. Através de informações consistentes é possível aproximar e tornar as equipes mais responsáveis, pois terão o entendimento sobre a razão de ser das suas atividades. O cuidado com a comunicação entre os funcionários é estratégico para a cultura da empresa. Semelhantemente a principal função é garantir que todos sejam participantes ativos. Que possam expressar o sentem, pensam, agem e reagem ao mundo externo. A questão em destaque aqui é a implementação de uma comunicação interna eficaz. Já que ela acontece antes de estabelecer regras e estratégias.

Você pode estar pensando nas práticas do endomarketing, que são muito eficazes. Contudo os gestores precisam saber diferenciar a ocupação dos funcionários quando implementar essa estratégia. Na comunicação interna, os integrantes das equipes ocupam o espaço de funcionários. Todavia no endomarketing, eles são funcionários-clientes. Que participam dos processos de criação do produto ou serviço e o utilizam fora do horário de trabalho.

Para isso, os gestores devem assimilar as percepções dos participantes internos e criar mais produtos ou serviços por meio desse feedback.

O que é endomarketing?

O endomarketing é aquele que tem propósito, algo que será alcançado quando se realiza uma ação. Para que a estratégia seja alcançada e eficiente dentro das corporações é necessário alinhar se com os objetivos da organização, com as expectativas do público interno, as políticas e programas de Recursos Humanos e, por fim, com as estratégias de posicionamento de imagem da empresa. Estabelecendo um equilíbrio entre a comunicação e o marketing.

Após a análise detalhada dos objetivos internos e do endomarketing, os gestores e os funcionários precisam iniciar o diagnóstico. Então servirá para mapear e compreender o que deve ser pensado antes de iniciar o planejamento para obter o melhor resultado. O principal objetivo dessa análise é conhecer o público interno, os canais de comunicação e as ações que a liderança utiliza para ser compreendida.

Os objetivos do endomarketing

A cultura é gerada a partir das mensagens (não verbais) recebidas pelas pessoas a respeito do que é valorizado pela organização. Portanto o endomarketing é engajador e estabelece uma comunicação mais estreita com o público interno. Identifica sentimentos e percepções sobre a forma como a empresa se comunica com eles e entre eles. As principais atividades são:

  1. Promover os valores da empresa, o que significa influenciar atitudes e comportamentos da equipe;
  1. Estimular a ambição coletiva, pois o público interno deve ter clareza dos compromissos assumidos com os públicos externos;
  1. Desenvolver conexões da porta para fora da empresa, por estarem conectadas em forma de rede, as informações chegam por todos os lados;
  1. Alimentar o engajamento, um sentimento de pertencer é o que mais engaja os colaboradores. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Globo Force Work Human que consultou 23 mil funcionários em 45 países e indústrias;
  1. Reconhecer as relações de confiança, aspectos estratégicos do Endomarketing que dissemina os componentes que sustentam as relações de confiança.

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