Grupos de Estudo
Educação Corporativa: Cultura de Aprendizado, Inovação e Transformação Educacional no Trabalho

Início em:
01/04/2025
Horário:
19h às 20h30
Local:
Online / EAD
Facilitador(es):
Juliana Pavão
Melissa Vedana

O que é facilitação e qual é o papel do facilitador

A facilitação é feita por profissionais que conhecem profundamente o tema a ser estudado, mas diferentemente dos cursos que contam com um/a instrutor/a, o/a facilitador/a não vai prover os conteúdos e ministrar sobre o tema nos encontros. Seu papel é o de conduzir os encontros.

Objetivo do grupo: Ampliar o conhecimento dos participantes em relação a Educação Corporativa para que possam assumir uma postura estratégica, fortalecendo a cultura de aprendizagem fluida, que gera resultados para as pessoas e organizações.

Encontros do grupo: são realizados até 7 encontros durante o semestre, com participação ativa de todos, contribuindo com pesquisas, debates e informações, contando com o apoio dos facilitadores para mediar a dinâmica do grupo. 

7 encontros, online, nas terças-feiras

Cronograma semestre 

1, 15 e 29 de abril

13 e 27 de maio

10 e 24 de junho

Encontros especiais: encontro de abertura do semestre e encontro de encerramento. Estes dois encontros são realizados com os participantes de todos os grupos juntos.

Encontro de abertura presencial: 18/3 - 19h às 20h30

Encontro de encerramento: 16/7 - 19h às 20h30

Competências desenvolvidas: analisar criticamente as demandas de capacitação, propor soluções de aprendizagem adequadas a necessidade do público e do negócio, desenhar e desenvolver soluções de aprendizagem, implementar e facilitar treinamentos através de técnicas e diferentes métodos de facilitação e mensurar resultados de acordo com a necessidade de desenvolvimento.

Regras e temas: no primeiro encontro do grupo, são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.

Metodologia: os métodos de estudo são variados e definidos de acordo com o perfil e interesse do grupo. Podem ser utilizadas, leitura orientada, estudo de casos, debates, convite de palestrantes especializados, painéis, seminários, pesquisa e apresentações dos participantes, individuais ou coletivas, utilizando todos os recursos didáticos disponíveis, apresentação em power point, vídeos, webinar, podcasts, etc.

Pré-requisitos para participação: preferencialmente ter experiência ou estar atuando na área de educação. Ter curso superior completo ou em andamento.

Sócio da ABRH-RS: estar com sua contribuição social em dia e atender os pré-requisitos estabelecidos para o grupo de interesse. 

Sócio de outras ABRHs: investir R$ 111,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse. 

Não Sócio: investir R$ 333,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o(s) grupo(s) de interesse.

Inscrição: as inscrições são realizadas, semestralmente, através do site da ABRH-RS e o participante deve inserir o seu LinkedIn ao formulário e enviar seu currículo para o e-mail secretaria@abrhrs,org,br, no campo assunto: GE - Educação Corporativa 2025/1 - CURRÍCULO.  Os facilitadores analisam os currículos dos candidatos observando se o candidato contempla os pré-requisitos solicitados para participação no grupo. 

Importante: inscrição de colaboradores de sócio pessoa jurídica deverá ser realizada pelo cnpj da empresa. 

Número total: 30 participantes

Lista de espera: 5 participantes

*Vagas limitadas aos primeiros 30 inscritos.  

Número de inscrições por candidato: pessoa física sócio ou não-sócio poderá inscrever-se em até dois grupos. O sócio pessoa jurídica poderá inscrever até dois participantes em cada grupo, sendo no máximo dois grupos por participante. 

Cerificado: o certificado será entregue aos participantes que tiverem 75% ou mais de presença nos encontros e estiverem em dia com sua anuidade junto à ABRH-RS e os não-sócios com a inscrição quitada. Fica a critério e juízo da ABRH-RS, contabilizar ou não, para cálculo de total de presenças durante o semestre, a presença nos encontros de abertura e encerramento do semestre.

Comunicação entre ABRH/Facilitadores/Participantes: a ABRH-RS cria um grupo de whatsapp para cada um dos grupos de estudo. Lá serão feitas as comunicações oficiais, a troca de informações entre os participantes bem como o link de acesso aos encontros.

Plataforma dos encontros: zoom. O link para acesso dos encontros será postado no whatsapp do grupo, na manhã do dia de cada encontro.

Investimento

Sócios da ABRH-RS - gratuito. Até 2 grupos.

Sócios de outras ABRHs - R$ 111,00 por grupo.

Não sócios - R$ 333,00 por grupo. 

Contato:

Secretaria@abrhrs.org.br

51 9 9188-6123

Apoiadores de Gestão

Saiba mais sobre os apoiadores

 

Master
Ouro
Prata
Bronze
Apoio