Grupos de Estudo
EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Início em:
22/08/2023
Horário:
19:00 às 20:30
Local:
Online
Facilitador(es):
Juliana Pavão
Melissa Vedana

O que é facilitação e qual é o papel do facilitador?

A facilitação é feita por profissionais que conhecem profundamente o tema a ser estudado, mas diferentemente dos cursos que contam com um/a instrutor/a, o/a facilitador/a não vai prover os conteúdos e ministrar sobre o tema nos encontros. Seu papel é o de conduzir os encontros de forma a incentivar a contribuição ativa dos participantes em debates que despertem diferentes posicionamentos, ampliando conhecimentos e fortalecendo uma rede de relacionamento em torno do tema estudado.

Quais são as datas dos encontros?

Você encontra essa informação na AGENDA localizada nessa página logo acima.

Qual o objetivo do grupo?

Ampliar o conhecimento dos participantes em relação a Educação Corporativa para que possam assumir uma postura estratégica, fortalecendo a cultura de aprendizagem fluida, que gera resultados para as pessoas e organizações.

 

Quais são os pré-requistos para participação no grupo?

Preferencialmente ter experiência ou estar atuando na área de educação.

Ter curso superior completo ou em andamento.

Quais as competências desenvolvidas?

Analisar criticamente as demandas de capacitação.

Propor soluções de aprendizagem adequadas a necessidade do público e do negócio.

Desenhar e desenvolver soluções de aprendizagem.

Implementar e facilitar treinamentos através de técnicas e diferentes métodos de facilitação.

Mensurar resultados de acordo com a necessidade de desenvolvimento.

 

Como são as regras, temas e metodologias dos encontros?

No primeiro encontro do grupo, são pactuadas as regras, o mecanismo de funcionamento e estabelecida a linha de estudo do semestre.

Metodologias:

Os métodos de estudo são variados e escolhidos de acordo com o perfil e interesse do grupo. Podem ser utilizados, leitura orientada, estudo de casos, debates, convite de palestrantes especializados, painéis, seminários, pesquisa e apresentações dos participantes, individuais ou coletivas, utilizando todos os recursos didáticos disponíveis, apresentação em Power Point, vídeos, webinar, podcasts, etc.

 

Quem pode participar?

Os Grupos de Estudo são direcionados para profissionais e/ou estudantes interessados na área de Gestão e Pessoas. Para participar:

Sócio da ABRH-RS: estar com sua contribuição social em dia e atender os pré-requisitos estabelecidos para o grupo de interesse. 

Não sócio ABRH-RS: investir R$ 288,00 para inscrição por grupo e atender os pré-requisitos estabelecidos para o grupo de interesse.

Como realizar a inscrição?

As inscrições são realizadas, semestralmente, através do site da ABRH-RS e o participante deve inserir o seu LinkedIn ao formulário e enviar seu currículo para o e-mail secretaria@abrhrs,org,br, no campo assunto: GE EDUCAÇÃO CORPORATIVA 2023/2 - CURRÍCULO.  Os facilitadores analisam os currículos dos candidatos observando se o candidato contempla os pré-requisitos solicitados para participação no grupo. 

IMPORTANTE - para realizar a inscrição sendo o sócia a pessoa jurídica, esta deve ser feita pelo cnpj da empresa. 

Número total : 30 participantes

Lista de espera: 5 participantes

*Vagas limitadas aos primeiros 30 inscritos.  

Número de inscrições por candidato 

Pessoa física sócio ou não-sócio poderá inscrever-se em até dois grupos.

O sócio pessoa jurídica poderá inscrever até dois participantes em cada grupo, sendo no máximo dois grupos por participante. 

Como os grupos de estudo funcionam?

São realizados até 7 encontros durante o semestre, com participação ativa de todos, contribuindo com pesquisas, debates e informações, contando com o apoio dos facilitadores para mediar a dinâmica do grupo.  

Além disto, há um encontro de todos os grupos para o início do semestre e no final em encontro de encerramento do semestre também com participantes de todos os grupos.

Quem participa recebe certificado? 

O certificado será entregue a participante que tiver 75% de presença nos encontros. O sócio deve estar com anuidade em dia e, os não-sócios, com a inscrição quitada.

Encontros de abertura e encerramento do semestre poderão ser contabilizados para cálculo de total de presenças durante o semestre.

Como é a comunicação entre ABRH/Facilitadores/Participantes?

A ABRH-RS cria no WhatsApp um grupo para cada um dos grupos de estudo. Lá são colocadas as comunicações oficiais e troca de informações entre os participantes.

Qual a ferramenta utilizada para os encontros virtuais? 

Zoom

O link para acesso dos encontros será postado no WhatsApp do grupo, na manhã do dia de cada encontro.

Qual o investimento?

Sócios da ABRH-RS - gratuito.
Não sócios da ABRH-RS - R$ 288,00 por grupo. 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais