Pequenas mudanças de postura contribuem para o alívio da tensão no ambiente profissional

 

É preciso estar atento aos sinais do estresse, principalmente nas cidades grandes, onde, além do trabalho, as pressões do cotidiano provocam tensões. Insatisfação nas atividades, pressão e excesso de responsabilidade são apenas alguns fatores que podem aumentar a tensão no ambiente de trabalho e acabar prejudicando a carreira.

 

O cuidado maior que se deve ter é com o controle dessa tensão. Se o estresse aumentar demais, gera um nível alto de esgotamento emocional e profissional que pode levar a atitudes prejudiciais e, até mesmo, demissões.

 

Alguns hábitos podem ajudar a amenizar a tensão e melhorar a produtividade. Segundo o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, somente nós mesmos podemos mudar nossa relação com o trabalho e torná-la mais prazerosa e efetiva. Mudando algumas práticas, inseridas gradualmente em nosso dia a dia, é possível reduzir o nível da tensão. Algumas dicas abaixo podem lhe ajudar a começar a mudança de hábitos.

 

Seja mais positivo
Começa por uma demonstração de respeito, um sorriso ou pequenas atitudes. Ponto simples e que deixa o clima muito mais leve, pois contagia quem está inserido no ambiente.

 

Mantenha bons relacionamentos
Isto faz com que a trajetória seja muito mais produtiva e rentável, tanto à empresa quanto ao profissional. Evitando conflitos surgem melhores perspectivas.

 

Faça algumas pausas durante o trabalho
Cuide da sua saúde. Faça pequenas pausas e respeite o funcionamento do seu corpo e da sua mente.

 

Tenha uma vida social, dedique-se ao lazer em horas vagas
Mesmo que sobre pouco tempo para a vida pessoal, é imprescindível que o profissional explore e reserve algumas horas para si mesmo e demais atividades, sejam elas físicas, sociais, entre outras.

 

Mude o seu jeito de encarar o trabalho
Aceite que frustrações e desafios árduos estarão em seu caminho na jornada profissional. Assim será mais fácil controlar estas situações, além de ter uma mentalidade preparada para momentos delicados.

 

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais