O real valor do MBA para o profissional

A cada segundo que passa, o mercado se torna mais competitivo. Em função disso, os profissionais necessitam buscar meios para superar as dificuldades. A melhor alternativa, naturalmente, é a qualificação, e o Master of Business Administration (MBA) oferece o suporte necessário para se diferenciar no mercado.

O MBA é uma pós-graduação, com grau acadêmico, voltado para profissionais das áreas de administração e gestão de empresas ou projetos. Para ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) o curso deve ter duração entre 360 e 480 horas, com carga máxima de 20% na modalidade EAD. Em crescimento no Brasil, algumas áreas são as mais procuradas como tecnologia e marketing. Mas é preciso ter atenção, pois, é necessário dedicar dois terços da grade curricular às disciplinas de gestão e administração.

O conselheiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Mórgan Santos, explica o real valor do MBA para os profissionais. “O MBA amplia a empregabilidade do profissional, se somado à competência e experiência. É um diferencial na hora de escolher um candidato”, ressaltou.

Ainda segundo Santos, o MBA não, obrigatoriamente, guiará o profissional até o caminho da liderança. Esse fator irá depender do perfil e do direcionamento do colaborador. No entanto, um MBA em Gestão Empresarial somado às características ideais, coloca o colaborador no caminho da liderança e, consequentemente, de uma maior realização profissional. 

O profissional com MBA é visto pelo mercado como interessado, focado e, acima de tudo, comprometido. O desejo de se atualizar demonstra a importância de desenvolvimento da sua carreira. “A carreira é uma responsabilidade do profissional e não da empresa”, finaliza Mórgan.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais