Como os trabalhos temporários podem agregar a carreira profissional

 

A taxa de desemprego no Brasil caiu de 13,6% para 12,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2017. Essa mudança se deu pelo aumento de empregos gerados sem carteira assinada: são mais de 468 mil pessoas trabalhando com registro, e os que trabalham por conta própria somam mais de 351 mil. Mesmo assim, o cenário ainda é de instabilidade. Os trabalhos temporários podem ser vistos como uma alternativa para enriquecer a carreira profissional e, quem sabe, abrir caminho à efetivação formal. O importante é aproveitá-los da melhor maneira possível para construir uma boa imagem no mercado de trabalho.

 

Muitas vagas de trabalhos efetivos procuram por profissionais que já possuam experiência no mercado ou ensino superior completo, já os temporários podem oferecer a oportunidade de adquirir experiências no setor sem a necessidade de um diploma. Além de que há possibilidades de uma efetivação no próprio local, o que vai depender do esforço pessoal e o comprometimento. O vice-presidente de Administração e Finanças da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Ério Nascimento, ressalta o quanto é importante valorizar a oportunidade no trabalho temporário. “Encarar esta chance como uma oportunidade real para mostrar as suas habilidades e disposição para ser contratado definitivamente pela empresa, mesmo que não aconteça imediatamente ao final do período temporário, a boa imagem deixada certamente será lembrada quando surgir uma vaga”, indica.

 

Estar no mercado permite ao profissional obter capacitação e se destacar frente aos demais que não possuem experiências. É importante aproveitar as oportunidades para vivenciar, aprimorar os conhecimentos e fazer um bom networking, ou seja, reforçar relacionamentos. O relacionamento com pessoas ao longo da jornada profissional é a principal ferramenta para garantir uma trajetória sólida. São os contatos que possibilitam agregar novas oportunidades de empregos e projetos diferenciados. Manter a mente aberta para diversos conhecimentos e aproveitar ao máximo o aprendizado adquirido é fundamental.

 

Há grande oferta de trabalho temporário nesta época do ano, pois aumenta a demanda do comércio e da área de serviços para o final de ano. Por isso, é importante estar atento para mostrar o quão aberto você está para aprender e desenvolver todo o seu potencial, e assim, aumentar as chances para uma possível efetivação.

 

“Quem se dá bem nesta situação, não só incrementa significativamente o seu conhecimento e experiência, mas também desenvolve habilidades comportamentais que serão muito valiosas para sua carreira”, explica Ério. O emprego temporário é visto de forma positiva no currículo, diferente de passagens rápidas em várias empresas. Por isso é importante deixar bem claro quais foram as competências que você adquiriu na ocupação, quais eram os papéis desenvolvidos e os objetivos que alcançou em cada experiência.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais