Como desenvolver estratégias para retenção de talentos

O perfil dos trabalhadores, principalmente dos mais jovens, mudou nas últimas décadas. Não há mais preocupação com a construção de carreira dentro de um único espaço. Muito mais do que cuidar da estrutura ou das máquinas que movimentam a empresa, é preciso reconhecer a importância dos responsáveis pelo funcionamento adequado do seu negócio. Para manter na equipe colaboradores que se destacam, é importante o empreendedor investir na boa gestão de pessoas, afinal de contas, os concorrentes também estão em busca dos melhores profissionais.

Ter bons profissionais garante a continuidade da excelência no serviço prestado pela empresa e evita novos gastos, de tempo e dinheiro, com seleções e treinamentos. No processo de retenção de talentos é essencial valorizar o funcionário, motivando-o para o trabalho. Ele precisa saber e sentir que é parte essencial da equipe. Atualmente, a qualidade de vida - dentro e fora do ambiente de trabalho -, a experiência, o aprendizado, a oportunidade de crescimento e a satisfação pessoal são fundamentais para os funcionários e, muitas vezes, mais importantes do que a proposta salarial. Este processo faz com que as empresas repensem a maneira como conquistam e fidelizam seus funcionários. A tarefa de preservar os talentos, por exemplo, já começa no processo seletivo, que necessita de critérios rigorosos para evitar equívocos na contratação.

O Sebrae preparou algumas dicas e estratégias para o empresário implementar no seu negócio:

 • Crie condições que permitam ao funcionário ter prazer no dia a dia de suas atividades profissionais e que ele não trabalhe apenas pelo salário;
 • O funcionário precisa gostar do que faz, pois só assim dará o seu melhor;
 • Ouça o funcionário e encoraje-o a expor suas ideias, considere o que é dito;
 • Incentive os profissionais a trabalharem juntos e não competindo;
 • Crie ambiente confortável, tenha um espaço de descanso e invista em uma decoração agradável;
 • Ofereça cursos e novas oportunidades de aprendizado para sua equipe;
 • Elogie, não seja o tipo de chefe que se apega aos erros. Exalte os acertos das pessoas que trabalham para você;
 • Desafie e dê novas oportunidades de trabalho;
 • Faça com o que o funcionário sinta que tem liberdade para executar seu trabalho.

Essas dicas não representam aumento de despesas e, sim, investimento que será reproduzido no desempenho do quadro de funcionários.
 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais