O perfil dos trabalhadores, principalmente dos mais jovens, mudou nas últimas décadas. Não há mais preocupação com a construção de carreira dentro de um único espaço. Muito mais do que cuidar da estrutura ou das máquinas que movimentam a empresa, é preciso reconhecer a importância dos responsáveis pelo funcionamento adequado do seu negócio. Para manter na equipe colaboradores que se destacam, é importante o empreendedor investir na boa gestão de pessoas, afinal de contas, os concorrentes também estão em busca dos melhores profissionais.
Ter bons profissionais garante a continuidade da excelência no serviço prestado pela empresa e evita novos gastos, de tempo e dinheiro, com seleções e treinamentos. No processo de retenção de talentos é essencial valorizar o funcionário, motivando-o para o trabalho. Ele precisa saber e sentir que é parte essencial da equipe. Atualmente, a qualidade de vida - dentro e fora do ambiente de trabalho -, a experiência, o aprendizado, a oportunidade de crescimento e a satisfação pessoal são fundamentais para os funcionários e, muitas vezes, mais importantes do que a proposta salarial. Este processo faz com que as empresas repensem a maneira como conquistam e fidelizam seus funcionários. A tarefa de preservar os talentos, por exemplo, já começa no processo seletivo, que necessita de critérios rigorosos para evitar equívocos na contratação.
O Sebrae preparou algumas dicas e estratégias para o empresário implementar no seu negócio:
• Crie condições que permitam ao funcionário ter prazer no dia a dia de suas atividades profissionais e que ele não trabalhe apenas pelo salário;
• O funcionário precisa gostar do que faz, pois só assim dará o seu melhor;
• Ouça o funcionário e encoraje-o a expor suas ideias, considere o que é dito;
• Incentive os profissionais a trabalharem juntos e não competindo;
• Crie ambiente confortável, tenha um espaço de descanso e invista em uma decoração agradável;
• Ofereça cursos e novas oportunidades de aprendizado para sua equipe;
• Elogie, não seja o tipo de chefe que se apega aos erros. Exalte os acertos das pessoas que trabalham para você;
• Desafie e dê novas oportunidades de trabalho;
• Faça com o que o funcionário sinta que tem liberdade para executar seu trabalho.
Essas dicas não representam aumento de despesas e, sim, investimento que será reproduzido no desempenho do quadro de funcionários.