Bem-estar humano combinado com foco em resultados gera produtividade

 

Em blogs e sites que tratam sobre assuntos do mundo corporativo, é comum encontrar conteúdos sobre a liderança positiva. Segundo uma corrente de especialistas em gestão, a liderança positiva é uma psicologia baseada em conceitos que desenvolvem e potencializam a qualidade produtiva do grupo, em um contexto empresarial, por meio da motivação e inspiração. Ela estimula e energiza o ambiente de trabalho, focando no que é mais estratégico. O líder favorece a autonomia da sua equipe, que se torna mais produtiva e comprometida. O objetivo desta corrente positiva é a potencialização do grupo e superação individual.

 

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Orian Kubaski, aponta que a liderança deve ser inspiradora em qualquer caso ou ambiente. “Todo comportamento que contemple a combinação de bem-estar humano com foco em resultados gera o que em essência buscamos nas organizações: a produtividade”, enfatiza. Kubaski afirma que “pessoas tratadas com empatia, afeto e autoestima elevada, produzem mais e melhor e a alta produtividade resulta em pessoas mais felizes”.

 

Para que esse ambiente possa se desenvolver, a figura do líder é de extrema importância. A presença e o acompanhamento em todos os processos são sempre um diferencial para manter a equipe focada e motivada. Neste sentido, a postura deste perfil de líder impulsiona vantagens competitivas e sustentáveis à organização, além de engajar os colaboradores rumo ao objetivo comum.

 

A psicologia positiva, ou liderança positiva, como também é denominada, deve voltar o foco de atuação nas pessoas e na busca do melhor resultado para todos os envolvidos. Orian destaca que os aspectos do bem-estar humano com foco em resultados e o relacionamento com empatia formam um conjunto de fatores que permite a positividade. “Todos esses fatores nos permitem sermos positivos, seja na liderança ou qualquer outro aspecto das relações humanas”, finaliza.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais