A Gestão Colaborativa torna as empresas mais produtivas e inovadoras

 

Compartilhar aspirações e conhecimentos podem deixar os colaboradores motivados e render mais produtividade para as empresas. Investir em capacitação interna, compartilhar lucros e estar aberto às sugestões da equipe são algumas apostas de empresas que enxergaram os benefícios da gestão colaborativa.

 

Este tipo de gestão consiste em envolver todos os funcionários nos processos e decisões da corporação. A proposta é cruzar opiniões diferentes de quem participa direta ou indiretamente do negócio. Isto pode incluir funcionários, clientes, fornecedores e sociedade em geral. Quanto maior a diversidade de cultura, gênero, grau de instrução e função na empresa, mais rico será o diálogo.

 

Existem diversas maneiras de implantar a gestão colaborativa. Podem ser organizados grupos focais, reuniões para discussão sobre determinados projetos, votações para escolha de produtos, entre outras formas. O uso de ferramentas online para esse tipo de gestão é bastante comum. Através do ambiente digital, os colaboradores podem se sentir mais à vontade para expor ideias, fazer críticas e dar sugestões.

 

É importante que as escolhas e o andamento dos novos projetos sejam de conhecimento de todos. Os resultados dessa abertura trazem ideias inovadoras e mais engajamento, ou seja, quanto maior o envolvimento nos processos, maior é o comprometimento das pessoas, pois elas se sentirão parte das atividades e responsáveis pelo sucesso nas metas.

 

Ainda que muitas empresas não gostem dessa maneira de trabalhar, o modo colaborativo de fazer gestão está ganhando espaço nas organizações. Os profissionais mais qualificados se sentem atraídos por esta proposta, dedicando seu talento às empresas que recebem suas ideias. Dentre os benefícios da gestão colaborativa, destaca-se a participação igualitária, mais agilidade nas mudanças, acessar habilidades e forças e aumentar o senso de propósito.

 

 

Mantenedores

Apoiadores institucionais