Veja como o trabalho voluntário pode contribuir na carreira profissional

 

Ajudar de forma voluntária por uma causa engajadora é uma prática muito valorizada pelas organizações. O investimento de parte do tempo contribuindo com quem precisa e, com isto, desenvolvendo habilidades como proatividade, empatia e comunicabilidade, podem ser diferenciais no mercado de trabalho.

 

Além de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, a experiência complementa a sua carreira, amplia a sua visão de mundo e, muitas vezes, ensina um novo modo e propósito de vida. Mas, para isso, é necessário escolher a área em que você mais se identifica, como apoio a crianças em estado de vulnerabilidade social, idosos, deficientes, entre outras.

 

Um dos principais desafios desse tipo de trabalho é o uso limitado de recursos. Em algumas ocasiões, trabalhar em grupo e lidar com as formas mais eficientes de resolver problemas em curto prazo também pode ser difícil, pois exige disciplina e organização. Entretanto, quem pratica ações solidárias é o maior beneficiado, pois aprende a ser mais responsável, desenvolve a autonomia, exerce seu lado cidadão e ainda se compromete com uma causa social. Além de contribuir no aspecto pessoal de cidadania, a vivência solidária desenvolve e aprimora habilidades profissionais únicas, fundamentais para lideranças, que são a fusão de qualidades técnicas e a atenção ao ser humano.

 

Essas experiências de voluntariado podem ser incluídas no currículo a fim de destacar como as adversidades foram superadas e quais foram os seus aprendizados. Dessa forma, o recrutador pode imaginar como é o trato com desafios no ambiente corporativo. No entanto, é importante que o envolvimento com a atividade seja genuíno, proporcione prazer e até mesmo uma realização pessoal.

 

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais