Sescoop/RS e o Fundo Social: Reinventando a Responsabilidade Social e Sustentabilidade

O Sescoop/RS, em uma inovação destacada no Prêmio TOP Cidadania 2023 - Categoria Organização, Modalidade Sustentabilidade, foi um dos vencedores com o case "Fundo Social do Sescoop/RS". Este programa, iniciado em 2022, reflete o compromisso do Sistema com o 7º Princípio do Cooperativismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, endereçando necessidades das comunidades locais por meio de projetos sociais de cooperativas gaúchas.

O Fundo Social apoia projetos nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, integração social e geração de trabalho e renda, demonstrando um amplo impacto social. Em seu primeiro ciclo, o programa recebeu 29 projetos de 61 cooperativas, totalizando um investimento de R$ 1.763.278,00 para apoiar 10 projetos escolhidos, impactando diretamente 32.195 pessoas.

A iniciativa representa um marco na forma como o Sescoop/RS aborda a sustentabilidade e a responsabilidade social. Por meio de uma abordagem sistematizada e equitativa, o fundo visa não só apoiar, mas também dar visibilidade aos projetos sociais, reforçando a cultura cooperativista e promovendo boas práticas socioambientais.

Além de sua relevância local, o Fundo Social do Sescoop/RS também gerou cerca de R$ 235.000,00 em mídias espontâneas, destacando a importância do cooperativismo e do investimento na sustentabilidade comunitária. Essa resposta positiva reafirma a eficácia do programa e seu papel fundamental no desenvolvimento de práticas ESG.


Leia o case na íntegra clicando aqui.
 

 

 


Sobre o Sescoop/RS

O Sescoop/RS é uma instituição que compõe o chamado “Sistema S”. A entidade foi criada por meio da Medida Provisória nº 1.781-7, de 11 de março de 1999, e tem como um de seus objetivos “organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional e a promoção social dos trabalhadores e dos cooperados das cooperativas em todo o território nacional”, conforme Art. 2º, inciso I, do decreto Nº 3.017, de 6 de abril de 1999. Nesse sentido, a Promoção Social, uma das formas de atuação do Sescoop, compõe um conjunto integrado de ações com enfoque educativo para promover a cultura da cooperação, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e, consequentemente, de suas comunidades. As iniciativas sociais vêm ganhando protagonismo em diversas organizações devido ao comprometimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao fortalecimento do conceito da Agenda ESG, sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. No âmbito do cooperativismo, o Sistema OCB lançou o Programa ESGCoop, criado para evidenciar, no sistema cooperativista, os princípios e valores da Agenda ESG, e que pautará ações das Unidades Estaduais do Sescoop.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais