Saúde e equilíbrio: Um desafio para a empresa

Fábio Eduardo Festugatto

Fernanda Silveira da Cunha

 

Vivendo em um mundo (pós?) pandêmico, cheio de ansiedades e não linearidades, faz-se necessário ressignificar verdades, testar as certezas, questionar escolhas e, talvez, mais do que nunca, estabelecer o equilíbrio na vida. O que realmente importa não é apenas por quanto tempo estaremos vivos, mas como estaremos, sabendo que as escolhas diárias e o engajamento são sinônimos de resultado. Neste cenário desafiador e porque não motivador, passamos a valorar mais a saúde dentro de uma definição holística e indispensável para o bem-estar em todas as suas dimensões.

A partir da ampliação do conceito de saúde bucal que inclui, sem limitações, a capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar, mastigar, engolir e transmitir uma variedade de emoções, por meio de expressões faciais, com confiança e sem dor ou desconforto e sem doença do complexo craniofacial1, a odontologia tradicional vem cedendo lugar a um novo entendimento que concentra esforços no paciente como um todo, de forma integrativa.

Ter uma boa saúde bucal vai além de um belo sorriso, pois a conexão entre os problemas sistêmicos e os bucais já é conhecida e motivo de inúmeras pesquisas no meio médico e odontológico.  Modernamente, esta relação tem demonstrado que doenças crônicas, como o diabetes e aterosclerose, sofrem influência das doenças bucais e vice-versa, ambas apresentando padrões etiopatogênicos semelhantes. A falta de dentes, dentes quebrados, mal posicionados ou próteses mal adaptadas fazem com que a pessoa evite alimentos mais duros para facilitar a mastigação, deixando, muitas vezes, de ingerir nutrientes fundamentais para as funções orgânicas, além disso, podem causar dores na cabeça ou no pescoço. O mau hálito tem ligação com a cárie dentária ou com as doenças na gengiva, mas também com problemas respiratórios ou digestivos. O álcool e o cigarro são fatores de risco para o câncer de boca, além do cigarro também causar manchas nos dentes. Hábitos alimentares relacionados ao consumo de açúcares e carboidratos podem causar cárie dentária que, se não for tratada, pode evoluir, provocar dor e até perda de dentes. O sucesso na colocação e manutenção de implantes dentários depende de um organismo saudável. Problemas bucais têm impacto na fala, impedindo uma correta comunicação, refletem na autoestima, além de gerar, por vezes, situações de estresse, também estão relacionados com alterações na respiração que dificultam o sono e a prática de atividade física.

Desta forma, promover o acesso aos serviços ou ações de saúde são meios importantes para estimular nas pessoas a adoção e manutenção de padrões de vida sadios, além de capacitá-las para a tomada de decisão rumo ao equilíbrio. As empresas muito têm a contribuir neste processo, proporcionando um ambiente mais saudável e agregando diferenciais, como o plano odontológico aos benefícios
do colaborador2, considerando que, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (2020), apenas 13% dos brasileiros têm plano odontológico3.

Tais ações refletem no desempenho, lembrando que pessoas felizes, com mais autoestima e voltadas ao autocuidado podem contribuir para a melhora da performance produtiva, da competitividade e da sustentabilidade do negócio.

Sua empresa já pensou ou está pensando em tudo isso? Cuide da sua equipe!

Vem para a Uniodonto Porto Alegre, porque acreditamos que belos sorrisos impulsionam resultados.

 

FONTES:

1. GLICK, M.; WILLIANS, D.M.; DUSHANKA V. K.; VUJICIC, M.; WATT, R.G.; WEYANT, R.J.  A new definition for oral health developed by the FDI World Dental Federation opens the door to a universal definition of oral health. International Dental Journal, v.66(6): 322-324, dec, 2016.

2. Um grande problema e uma solução viável para a saúde bucal dos brasileiros, disponível em: //saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/um-grande-problema-e-uma-solucao-viavel-para-a-saude-bucal-dos-brasileiros/ (acesso em 16.07.2021).

3. Plano odontológico está entre os benefícios mais concedidos pelas empresas, disponível em:  //www.iess.org.br/?p=blog&&id=1324 - (acesso em 11.07.2021).

 

A Uniodonto POA é uma cooperativa com 45 anos de vida e patrocinadora do Congregarh 2021. Fazendo parte do maior sistema odontológico em abrangência no país, atende mais de três milhões de usuários em todo o Brasil. Sempre preocupada em fazer as pessoas sorrirem para a vida, um dos seus pilares é a odontologia preventiva e, aqui, compartilha algumas dicas sobre a cárie e a erosão ácida na vida adulta.

Para conhecer o Congregarh 2021 - o maior evento de Gestão de Pessoas do sul do país - e seus patrocinadores, clique aqui e acesse o site exclusivo do evento.

 


 

Mantenedores

Apoiadores institucionais