Saúde Bucal e Saúde Geral

Ter uma boa saúde bucal vai além de um belo sorriso, hoje é de conhecimento da ciência as interrelações e conexões entre a sua boca e a saúde de todo seu corpo. É na boca que, por meio da mastigação com o auxílio de várias enzimas, se inicia o processo de digestão dos alimentos. Por isso é tão importante a presença dos dentes para que os alimentos sejam triturados adequadamente e cheguem no estômago em condições de serem processados de forma correta, bem como dentes fortes tornam possível que alimentos de consistência mais endurecida sejam ingeridos. Quem não conhece alguém que reclama que não está conseguindo se alimentar adequadamente por algum problema nos dentes? O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas com falta de dentes, dentes quebrados, mal posicionados tendem a se alimentar com comidas mais moles para facilitar a ingestão, deixando, muitas vezes, de ingerir nutrientes que são fundamentais para as funções orgânicas. Outro ponto importante são alterações ou dificuldades de comunicação que podem ser ocasionadas justamente pela falta dos dentes ou dentes tortos.

E aquela dor de cabeça? Ou dor no pescoço? Você sabia que elas podem estar relacionadas também a posição de seus dentes, a falta deles ou até mesmo a próteses muito antigas ou que não estão adequadas? O mau hálito pode estar relacionado a problemas de cárie ou doenças na gengiva, mas também a problemas respiratórios ou digestivos que podem estar refletindo na sua boca. As bactérias da sua boca podem causar problemas no coração, o diabetes não controlado pode alterar sua cicatrização, além de ocasionar outras manifestações bucais. O álcool e o cigarro são fatores de risco para o câncer de boca, além o cigarro também causar manchas nos seus dentes. Uma alimentação rica em açúcares pode causar cárie que se não for tratada pode evoluir e causar dor. Todo mundo conhece ou já teve dor de dente e sabe o quanto é ruim e atrapalha o dia. Até mesmo para colocar implantes dentários, se a sua saúde bucal e do corpo não estiverem bem, a colocação dos implantes pode não dar certo. Os problemas bucais podem ter reflexos na fala, impedindo uma correta comunicação; podem trazer problemas de relacionamento e socialização, impactando em sua autoestima e gerando situações de estresse e mau humor; bem como podem causar alterações na sua respiração que dificultam seu sono ou a prática de atividade física.

Você viu como a boca tem um papel importante no seu organismo? São as relações e conexões que falamos anteriormente. Ainda mais agora com a pandemia causada pelo novo coronavírus, manter a saúde bucal é fundamental, não é mesmo? Precisamos nos prevenir de qualquer problema que possa causar a diminuição de nossas defesas e os problemas bucais contribuem para isso! Não se preocupe, ter uma boa saúde bucal é mais fácil do que você imagina. Escove os dentes, use um creme dental com flúor e fio dental e, não esqueça, visite o dentista periodicamente, ele é o profissional adequado para tirar suas dúvidas e cuidar dos seus dentes. Procure quem sabe, Unidodonto, a maior e mais qualificada rede de dentistas particulares do Brasil está com você!

 

Contatos:

http://www.uniodontopoa.com.br/

(51) 3302-4024

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais