Saiba como se sair bem nas apresentações do trabalho

 

O mercado de trabalho atual demanda apresentações corporativas de alto nível, seja por parte de colaboradores ou de lideranças. Se estes momentos de exposições tornaram-se sinônimos de desinteresse e desânimo, o motivo pode ser creditado no responsável pela explanação. Atualmente, a melhor apresentação é aquela que consegue permear o conteúdo desejado na menor quantidade de slides e da forma mais objetiva possível.

Porém, o que garantirá a credibilidade da apresentação são fatores como: design moderno, roteiro bem definido, exposição sucinta e objetiva, dentre outros. Dispense uma introdução muito extensa e muito formal. Para obter êxito na apresentação, vá direto ao ponto, tal como uma conversa normal.

Mediante a exigência do mercado de trabalho atual, confira algumas dicas para aperfeiçoar as apresentações corporativas:

  • Personalização da mensagem

A personalização da mensagem a ser transmitida é fundamental. É preciso ter conhecimento sobre o público que será atingido para estruturar e adequar os argumentos que serão usados, tais como: raciocínio, linguagem, ordem das informações e duração da exposição. Ter noção da expectativa do grupo também é importante, pois assim a mensagem será calibrada da melhor forma para atendê-los.

  • Elaborar o roteiro

A grande sacada para elaboração de uma apresentação consistente é a interligação lógica entre os conteúdos e informações. A realização de um brainstorm consigo mesmo sobre os diferentes tópicos a serem abordados é a melhor opção para absorver o formato da explanação. Mediante esta lista, vale organizar os itens relevantes de acordo com o público. O roteiro deve conter informações importantes em uma primeira parte, finalizando com uma provocação ou conclusão.

  • Design moderno

O público reage de forma positiva mediante apresentações de visual arrojado. Crie uma paleta com cinco cores, organizadas em um contexto lógico, escolha fontes legíveis e imagens de boa qualidade. A diagramação deve seguir um padrão para a inserção das informações. O design é um quesito fundamental para desenvolver o potencial criativo do ministrante, portanto, sempre o leve em conta ao formatar a exposição.

 

Mantenha sempre uma postura tranquila, sem se mexer muito e nem ficar estático, transpareça as ideias de maneira clara e interaja com o público para manter a atenção no que está sendo apresentado.

 

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais