Projeto 17+: mentoria para jovens de Casas Lares e Abrigos de Porto Alegre inicia em dezembro

 

ABRH-RS e Ministério Público definiram que serão 25 jovens, de 17 anos recém completos, no primeiro grupo do programa

 

A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) e o Ministério Público darão início ao processo de mentoria do Projeto 17+, que visa prover aos jovens autonomia, autoestima, disciplina e protagonismo na vida profissional e pessoal em até dois anos. Em outubro os 25 mentores selecionados e também os influenciadores passaram por treinamento e em novembro, terão mais um encontro. Em dezembro, começarão os encontros entre os adolescentes e o mentor escolhido.

 

O principal objetivo é aproximar profissionais seniors de jovens em situação de vulnerabilidade social para que possam se desenvolver e buscar uma carreira. “Se para quem possui oportunidades, estudo e suporte, a vida já é difícil. Imagina para quem não tem metade disto”, conceitua o vice-presidente Financeiro da ABRH Brasil e curador do projeto 17+, Cássio Mattos. O projeto acompanhará o jovem para estruturação de uma profissão e seguirá o acompanhamento em parceria com o RH da empresa contratante.

 

A diretora da ABRH-RS e também curadora do projeto 17+, Laira Seus, explica: “O apoio não significa fazer pelos mentorados, mas sim, auxiliar e guiar na caminhada, o grande objetivo é que eles possam ser autônomos, o projeto tem como inspiração uma ponte, que ele vá atravessando a ponte com seu mentor pelo período de dois anos, quando chegar no outro lado, deverá ter condições de seguir seu caminho, o mentor volta e busca outro para atravessar a ponte”. E complementa: “Cada dia mais, esse projeto encanta e nos deixa realizados. Temos convicção que ações deste tipo envolvem e motivam as pessoas e que hoje temos 25 mentores selecionados, mas que em breve serão muito mais, pois os bons são muitos, mas estão espalhados e precisam enxergar uma oportunidade para ajudar. Este projeto é totalmente voltado para contribuir com o desenvolvimento humano destes jovens”, relata Laira. 

 

Em 2020, terá um novo processo de entrevistas para seleção de mais mentores. Consequentemente, o segundo grupo de selecionados trabalhará com mais jovens das casas lares e abrigos. Os interessados em integrar o grupo de Mentores ou Influenciadores do projeto podem entrar em contato, a qualquer momento, através do e-mail 17mais@abrhrs.org.br.

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais