Programa de Aposentadoria do Hospital Mãe de Deus chega à sua terceira edição

Com o objetivo de promover o bem estar de funcionários em um dos momentos mais delicados da vida profissional, o Programa de Aposentadoria do Hospital Mãe de Deus chegará a sua terceira edição em 2017. A iniciativa oferece consultoria sobre diferentes etapas que integram o processo, desde questões jurídicas até o planejamento financeiro familiar. Os participantes também recebem orientações para complemento de renda e abertura do próprio negócio.

Lançado em 2015, o programa é voltado a profissionais aposentados que ainda trabalham na instituição ou que irão se aposentar dentro do período máximo de três anos. As duas primeiras edições do programa beneficiaram 27 colaboradores. Segundo sua idealizadora Thaise Brites de Freitas, que é especialista de Treinamento e Desenvolvimento da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Mãe de Deus, através da Universidade Corporativa, o programa é uma ferramenta social que visa reduzir os impactos deste momento de transição para o trabalhador. “Buscamos apresentar condições e meios para o nosso funcionário ter uma boa aposentadoria, ocupando seu tempo com atividades prazerosas e motivando a buscar novas possibilidades após os anos dedicados à carreira”.

O programa inclui encontros coletivos mensais, cada um abordando conteúdos específicos. Especialistas do próprio Hospital Mãe de Deus palestram sobre questões como gestão do conhecimento, planejamento, expectativas para a aposentadoria, saúde mental, exercícios físicos e alimentação saudável. Também abordam a comunicação do funcionário com o seu líder de setor para viabilizar o treinamento do profissional substituto. “Aproveitamos o talento e a experiência dos nossos colaboradores para ajudar aquele que ocupará futuramente o seu posto. Isso favorece o senso de responsabilidade e engajamento com a instituição”.  Thaise Brites de Freitas destaca ainda que a participação no programa não acarreta em uma aposentadoria compulsória, pois o funcionário poderá seguir atuando no Hospital.

Para tratar de questões jurídicas ligadas à previdência, o projeto conta ainda com a parceria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Técnicos da entidade comandam um dos encontros do ano, esclarecendo dúvidas a respeito dos trâmites legais para aposentadoria. Outra pauta tratada nesta palestra é a educação previdenciária, incluindo pontos como redução da informalidade e direitos dos cidadãos.

Conforme Thaise Brites de Freitas, a complementação de renda e o desenvolvimento de novas atividades são algumas das grandes questões de quem pretende se aposentar. Atento a isso, o programa contou com especialistas para abordar noções básicas de empreendedorismo, prestando dicas de capacitação e abertura do próprio negócio. “Nos preocupamos em mostrar aos participantes que a aposentadoria pode ser uma grande oportunidade, tanto para aumentar os rendimentos quanto para desenvolver atividades novas e prazerosas”.

Em 2016 o Programa de Aposentadoria do Hospital Mãe de Deus foi expandido para outras unidades do Sistema de Saúde Mãe de Deus. A iniciativa também incluiu ações externas, como a visita à Sede Campestre do Sesc em Porto Alegre e à Fazenda Quinta da Estância, onde ocorreram momentos de interação com outros grupos de aposentados e atividades que reforçaram a importância do lazer. Apesar dos encontros serem coletivos, os participantes ainda podem procurar consultoria individual ao longo do ano, na própria Universidade Corporativa do Hospital. As inscrições para a edição 2017 ocorrerão em fevereiro.

--

Informações para a imprensa: Moglia Comunicação - (51) 3029.3249

Luciana Moglia
lumoglia@moglia.com.br – fone: (51) 9.9860.4403

Tiago Ritter
tiago@moglia.com.br – fone: (51) 9.8477.6839

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais