Planejamento e análise financeira determinam se você precisa mesmo de um novo funcionário

 

A estrutura da equipe demanda um planejamento detalhado e estratégico. É preciso saber a hora certa de aumentar o quadro de colaboradores, principalmente em momentos de crise e instabilidade para investimentos. Uma contratação precipitada pode significar excesso de pessoal, perda de tempo e desperdício de recursos que poderiam ser aplicados em outros setores da empresa. Os impactos podem ser fortes, gerando custos e desgaste para a empresa, caso o novo funcionário tenha que ser demitido em pouco tempo.

 

Todo empresário deve agir de forma cautelosa e estratégica antes de contratar. A viabilidade financeira e a necessidade real da contratação devem ser avaliadas com calma. Muitas vezes, com um pouco de análise, percebe-se que o melhor seria recolocar funções e buscar alternativas para aumentar a produtividade da equipe atual, sem aumentar o quadro de funcionários. O primeiro cuidado que o administrador da empresa deve ter é saber se existem condições financeiras para arcar com mais um custo fixo na folha de pagamento. Depois, é preciso certificar-se de haver estrutura física para este novo colaborador (computador, mesa, local adequado). É importante analisar o quanto um novo funcionário vai contribuir para o crescimento do seu negócio. E é fundamental ter certeza de que a nova contratação vai desempenhar uma atividade que realmente não pode ser feita por alguém que já faça parte da empresa.

 

Um dos sinais que indicam que sua organização precisa contratar um novo colaborador é a sobrecarga de tarefas. Se você, sócios ou outros funcionários estão trabalhando mais do que o planejado e isto começa afetar a qualidade do trabalho, é hora de ter mais alguém para dividir as atividades. Outro indicador muito importante é em relação ao atendimento. Se os prazos não estão sendo cumpridos e a qualidade da entrega de resultados começa a cair, é preciso considerar chamar mais alguém para reforçar o time.

 

Tanto na hora de contratar novos parceiros, quanto na reestruturação de funções, a presença do gestor é o mais importante. Somente uma liderança presente será capaz de identificar se há sobrecarga de tarefas ou apenas uma má distribuição das funções e, a partir disso, decidir onde serão feitos os investimentos certos.

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais