Mudança de Liderança: saiba como liderar uma equipe herdada

 

Todos os anos, milhares de organizações alteram as posições de liderança. Suas ações durante os primeiros meses no trabalho podem determinar o sucesso ou fracasso. As diferentes formas que um líder pode atuar dizem respeito às estratégias utilizadas para motivar, organizar e interagir com os seus colaboradores.

 

Segundo John Kotter, professor de Liderança da Harvard Business School, gerenciar a mudança é, basicamente, mantê-la sob controle. De acordo com a Harvard Business Review, todo o processo de lidar com uma equipe herdada é cheio de trade-offs - situações em que ao solucionar um problema há o risco de criar outro, e é necessário tomar uma decisão. É preciso manter a estabilidade e, ao mesmo tempo, seguir adiante.

 

Os líderes devem avaliar o capital humano e a dinâmica do grupo que herdaram, além de terem uma visão clara do estado atual. As expectativas sobre os membros da equipe também serão moldadas de acordo com a importância de suas atividades para alcançar as metas propostas. Outro fator a considerar é até que ponto seus subordinados precisam trabalhar como uma equipe e em que tarefas.

 

Para conduzir uma avaliação eficiente, reuniões individuais e da equipe são essenciais para complementar inputs de colaboradores importantes, como clientes, fornecedores e colegas externos à equipe. As reuniões auxiliam a determinar por quê e o que fazer. Se for necessário reformular a equipe, respeite as restrições da cultura organizacional e a autoridade do líder e aproveite os talentos disponíveis. 

 

Lembre-se: Sem objetivos e sem etapas predefinidas, as ações não podem ser mensuradas e o conteúdo acaba se perdendo.

 

A liderança necessita de metodologias ágeis para a superação dos desafios do mundo complexo. Dentro deste contexto, a ABRH-RS promoverá o CONGREGARH 2019 de 15 a 17 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS. Não fique de fora e confira a grade completa do evento no site www.abrhrs.org.br e faça sua inscrição. 
 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais