Motivação e bem-estar são os principais benefícios dos ambientes de trabalho pet friendly

 

Trabalhar acompanhado do bichinho de estimação é uma alternativa que vem sendo cada vez mais utilizada para engajar e incentivar os colaboradores das mais diversas organizações. A presença dos animais no ambiente empresarial pode trazer vantagens como a diminuição do estresse e o aumento do vínculo organizacional, acarretando em mais engajamento e produtividade no cotidiano profissional.

 

Entre os benefícios também estão o relaxamento e a descontração no ambiente, o aumento de pausas para brincar com o pet, pois muitas horas seguidas de esforço mental podem causar mais fadiga, e o crescimento da interação entre colaboradores, uma vez que os animais de estimação estimulam conversas e interação. Além disso, cães e gatos costumam deixar os funcionários mais confiantes e colaborativos quando estão presentes em reuniões de grupo ou apresentações.

 

A descoberta de que trabalhar junto do seu bichinho pode ser mais satisfatório foi feita em estudo da Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos. Na pesquisa, foram comparadas as vidas de colaboradores que levavam seus cachorros ao trabalho e os que não iam acompanhados. O resultado mostrou que existem diferenças significativas entre os dois grupos, uma vez que o convívio com pets pode diminuir em 33% os riscos de morte por doenças cardiovasculares, conforme estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia.

 

Uma das principais empresas do mundo que aderiu ao conceito é o Google. Há cinco anos, a organização permite que seus colaboradores levem seus cachorros para a sede, em São Paulo, desde que respeitem algumas regras, como o tamanho do animal. O dono precisa ser capaz de carregar o cachorro no colo em caso de emergência, por exemplo. Entretanto, é importante que os colegas estejam de acordo com a presença do pet.

 

A prática, ainda nova no Brasil, é inspirada em experiências vindas de fora, principalmente dos Estados Unidos. Cada vez mais populares no país, os ambientes de trabalho pet friendly ajudam no crescimento de relacionamentos interpessoais e no comprometimento com a empresa, pois servem como ferramentas motivadoras e que trazem felicidade à equipe.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais