Mentoria Corporativa é o tema do RH Experience da ABRH-RS

 

Tornar-se um líder de alta performance é um desafio que demanda estudo, aprendizado, autoconhecimento e dedicação. Para contribuir neste processo, são utilizados métodos e conceitos organizacionais. Um método importante neste processo é a Mentoria Corporativa e, pensando em detalhar o assunto, a ABRH-RS promoverá o RH Experience com foco na ferramenta. O consultor de carreira e presidente da Escola de Mentores, Sidnei Oliveira, será o responsável pela capacitação, que acontece no dia 15 de outubro, das 13h30 às 17h30, no Centro de Eventos da AMRIGS. Inscrições e mais informações pelo site abrhrs.org.br.

 

O foco do evento será compartilhar informações e conhecimento acerca de temas como: Fundamentos da Mentoria; Programa de Formação de Mentores; Formação de Sucessores; Como estruturar um programa de Mentoria?; Mentoria como competência de gestão; Cases e melhores práticas. O RH Experience é voltado para profissionais de recursos humanos, gestores e líderes.

 

Sidnei Oliveira é expert em conflitos de gerações e na formação de mentores, além da metodologia para desenvolvimento de jovens potenciais. É autor de diversos livros sobre lideranças e dos best-sellers da série Geração Y. Co-idealizador da iniciativa “Café Insights”, Oliveira é articulista e colunista na Exame.com, espaço no qual reflete sobre carreira, relacionamentos e estilo de vida dos jovens talentos de todas as gerações.

 

Confira, abaixo, uma entrevista exclusiva com o palestrante do RH Experience:

 

Qual a essência do Programa de Mentoria e quais os principais benefícios às empresas?
Um programa de Mentoria tem como essência, a transferência de conhecimento tácito de profissionais mais veteranos, para profissionais mais novatos, promovendo a Gestão do Conhecimento através do desenvolvimento de maturidade dos mentorados. Os principais benefícios são: maior engajamento de profissionais, mais eficiência na retenção de talentos; formação de novos líderes e sucessores;

 

Como se estrutura um Programa de Mentoria e quais são os principais pilares?
Existe algumas fases essenciais:

1 ) Identificação dos indicadores de resultados baseado nos objetivos
2 ) Identificação de Mentores e Mentorados e respectivos Matching
3 ) Formação conceitual e Instrumental dos Mentores
4 ) Alinhamento conceitual com os mentorados
5 ) Sessões de mentoria (roteiro estruturado)
6 ) Supervisão dos mentores
7 ) Encerramento do Programa

 

Quais são os principais desafios deste processo?
Conscientizar o Mentor da necessidade de proporcionar tempo para o processo de mentoria, mesmo diante de outras atribuições que também exigem priorização; treinar o mentor na instrumentação e roteirização das sessões; e alinhar os mentorados para que tenham uma atitude protagonista no processo de mentoria.

 

O mercado já interpreta o valor desta iniciativa?
Sim. Programas de Mentoria são aplicados, com consistência e padronização, há mais de 8 anos em grandes organizações e atualmente a procura por programas estruturados, que promovam o aumento da maturidade e protagonismo dos profissionais, tornam a Mentoria, uma das principais ferramentas da gestão do século 21

 

Qual a relevância para a retenção de talentos e formação de futuros líderes?
Uma das principais demandas que as organizações esperam de seus profissionais é da capacidade de lidar com cenários em constantes transformações. Isso só acontece quando o profissional atinge um estágio de maturidade elevado. Evidentemente, diante de um cenário extremamente competitivo, globalizado e dinâmico, os profissionais mais “prontos” são disputados e “Reter os seus Talentos” é uma das prioridades dos gestores, principalmente aqueles que tem real potencial para assumir posições de liderança e que permitam a continuidade do negócio, mesmo que ele precise de intensas transformações.

 

 

Garanta aqui sua inscrição.

 

 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais