Lean Inception é tema de palestra no CONGREGARH 2019

 

A primeira palestra desta sexta-feira (17), último dia de CONGREGARH 2019 foi ministrada pelo autor do best-seller Lean Inception: Como alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo, Paulo Caroli. O engenheiro carioca radicado em Porto Alegre falou sobre A transformação Digital e Inovação com Lean Inception.

 

O Lean Inception é um workshop pensado por Caroli, que visa reunir pessoas para pensarem em um produto mínimo viável. Segundo o palestrante, a partir do método, é necessário sempre testar este “produto mínimo” no mercado, validar as hipóteses com os consumidores, para então seguir trabalhando no produto final. “No Lean Inception pessoas com perspectivas distintas, de diferentes hierarquias da empresa, trabalham juntas numa sequência colaborativa, para alinhar uma visão do produto”, explicou.

 

Como exemplo, Caroli apresentou os cases do Iphone, do Facebook e do Easy taxi, que a cada passo de criação foram validados no mercado até chegarem nas funcionalidades atuais e seguem em constante atualização. “Não há outra forma de trabalhar atualmente sem validar o produto no mercado”, apontou. “É necessário criar algo, validar com um grupo pequeno, para confirmar se segue nesta linha, se não, muda o direcionamento. Se deu certo, abre, aos poucos para o todo. Se não, haverá desperdício de tempo, dinheiro e esforço”, destacou.

 

Caroli ressaltou que o mundo vive uma quarta revolução. “É o início de uma curva em crescimento exponencial. A mudança é muito grande e muito mais rápida com as que lidamos até agora”, disse. Para se adequar à revolução, as empresas precisarão desaprender tudo o que funcionou até hoje. Para adaptarem-se, o palestrante destacou que as empresas precisam investir em três horizontes: o estável, nas ideias emergentes e nos experimentos. “O estável é o produto atual, as ideias emergentes darão o sustento no futuro e os investimentos é o conhecimento”, concluiu.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais