A primeira coisa que você deve ter em mente é que sua marca não é garantia do seu sucesso. Ela pode até ajudar a obter clientes, mas, além disso, é uma empresa como outra qualquer e precisa de uma boa gestão com conhecimento, dedicação e muito trabalho para a conquista do sucesso. A equipe da franqueadora e seus franqueados precisam estar alinhados com a cultura e o propósito da marca, o que se torna mais fácil quando com um bom sistema organizacional.
Conheça a fundo o mercado em que está atuando, saiba qual seu público alvo, entenda seu segmento, conheça seus concorrentes e construa uma equipe de suporte que atenda os franqueados. Use a tecnologia a seu favor, facilitando a comunicação e a aplicação de novas práticas. A franquia é quem dita as regras, portanto, você deve seguir as orientações da mesma para ter sucesso com a marca. Defina a matriz do candidato real, organizando as características que dão certo na rede, e escolha os melhores candidatos entre os interessados e curiosos.
A franqueadora dispõe de um padrão de qualidade que deve ser mantido, pois é a razão do seu sucesso. Dentro de uma rede, todas as unidades possuem os mesmos materiais de trabalho, o mesmo sistema de divulgação e o mesmo tipo de treinamento, cabe a você realizar a melhor gestão. Mantenha os indicadores de desempenho atualizados, assim você saberá no que e quando melhorar, além do momento certo para tomar as melhores decisões. Um erro fatal de gestão é não acompanhar o demonstrativo de resultados. Acompanhe o fluxo de caixa, faça planejamentos estratégicos e nunca misture as contas pessoais com as contas da empresa.
Confira as principais vantagens de se investir em franquias:
- Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado;
- Contar com o apoio do franqueador;
- Existência de um plano de negócio;
- Maior garantia de mercado;
- Melhor planejamento dos custos de instalação;
- Economia de escala;
- Independência jurídica e financeira;
- Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento.
Por outro lado, é um negócio caracterizado pela padronização de sistemas e processos, o que limita a flexibilidade da organização. Mas, independentemente disso, caso seja trabalhada uma gestão de excelência em qualidade, os resultados positivos e a lucratividade ficam muito próximos da sua franquia.