Home Office: produtividade x conforto e distrações

O Home Office é, possivelmente, o futuro do trabalho. Aderido por 36% das empresas, segundo dados da SAP Consultoria, a modalidade constitui-se em realizar as atividades profissionais fora do escritório, e sem a obrigatoriedade de estar presente na sede da empresa. No entanto, são necessários diversos cuidados para não transformar esta prática em um problema para ambas as partes. Assunto ainda novo no Brasil e com diversas barreiras, visto as práticas e leis trabalhistas, o Home Office será tema do X Fórum de Relações Trabalhistas, realizado pela ABRH-RS, no dia 7 de abril.

Esta modalidade nem sempre é executada em casa, como reflete o nome, e também não consiste em 100% da sua atuação fora da empresa. A essência é o trabalho remoto, independente do local. O mais relevante neste processo é o colaborador prezar pela produtividade. Vale destacar também que nem todos os empregos permitem realizar este modelo.

Quem atua em Home Office deve ter foco e não se ater a distrações. O compromisso com horários e obrigações é o mesmo. Possuir uma televisão, geladeira ou até mesmo uma cama a poucos passos pode ser tentador. No entanto, a disciplina e o foco são fatores cruciais para manter uma boa rotina de produção. Caso seja realizado em casa, também são necessários bons equipamentos, como notebook, e um espaço exclusivo para prática das atividades.

A mobilidade tecnológica permite à empresa ter funcionários trabalhando à distância. Os serviços em nuvem e stream possibilitam aos colaboradores salvar e enviar arquivos de qualquer lugar do mundo. Além disso, estarão produzindo sem se preocupar com o ambiente, muitas vezes, pesado do escritório, e com maior qualidade de tempo livre, livre do transito e de horas de deslocamento dos grandes centros urbanos.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais