Gamificação como ferramenta para disseminar a cultura organizacional e potencializar resultados

 

A palavra Gamificação vem do inglês “gamification”, termo utilizado para o uso de mecânicas e características de jogos em outros contextos, como estratégia de engajamento nas empresas.  Um dos pontos principais da implementação da gamificação empresarial é a conquista de diferentes gêneros e idades de vários setores. Para aplicar essa metodologia inovadora não é preciso usar jogos prontos, um exemplo bem simplificado é o jogo de corrida para o time de vendas que está tendo dificuldades ao atingir as metas do mês, o líder possui total liberdade para idealizar o jogo e aplicar na sua equipe.

A Engage, startup brasileira de gamificação, foi destaque este ano no Collision Conference, uma das principais conferências de tecnologia no mundo. A startup oferece soluções para estruturar e aprimorar processos de capacitação de pessoas nas organizações por meio de gamificação. São oferecidos programas para trabalhar pontos fundamentais no cotidiano corporativo, como a inclusão de novos colaboradores, o desenvolvimento e valorização das lideranças, qualificação comercial, e a cultura organizacional. A plataforma já possui clientes como a SAP, Goodyear, Siemens, Bradesco, BRF, entre outras.

As principais vantagens que esta tecnologia agrega às empresas são: aumento da efetividade e sucesso nas contratações, crescimento da produtividade e a criação de uma experiência ao colaborador com o objetivo de otimizar ao máximo a relação dele com a empresa e, consequentemente, ao cliente. A plataforma pode ser totalmente personalizada conforme o processo de cada organização, e dentre as ferramentas conta com 10 tipos de mini-games, quiz-game, avatares, rankings, salas de conquistas, loja de prêmios, dashboards, entre outras.

Atualmente, as corporações estão percebendo que é preciso trabalhar com algo envolvente e, para auxiliar no planejamento da gamificação empresarial, existe o curso de Gamificação como Estratégia de Apoio aos Negócios. A ABRH-RS criou o curso com o intuito de apresentar e facilitar a compreensão dos conceitos e práticas da Gamificação, sensibilizando os participantes para as vantagens de desenvolver e implantar  elementos que permitem melhorar a criatividade, a aprendizagem e a participação além de proporcionar um feedback imediato, podendo ser aplicada como Estratégia de Apoio aos Negócios.

Para mais informações, acesso o site www.abrhrs.org.br ou entre em contato pelo e-mail formacao@abrhrs.org.br.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais