
A Universidade Feevale foi agraciada com o Prêmio Top Ser Humano 2024, Categoria Organização, pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) - leia o case aqui. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), o prêmio reconhece iniciativas que promovem o desenvolvimento humano, destacando práticas que conectam a valorização de pessoas aos objetivos organizacionais.
Segundo o case, o PDL foi criado com o objetivo de desenvolver competências técnicas e comportamentais em líderes da Instituição. O programa estrutura-se em três pilares principais: desenvolvimento pessoal, capacitação técnica e liderança estratégica, promovendo alinhamento entre as metas institucionais e a atuação dos gestores. Essa abordagem busca fortalecer a capacidade das lideranças em engajar equipes e atender às demandas organizacionais.
De acordo com o case, mais de 200 líderes participaram diretamente do programa, gerando resultados que incluem aumento do engajamento dos colaboradores, retenção de talentos e maior integração entre as equipes. O PDL também foi concebido para proporcionar uma gestão mais humanizada, que prioriza o bem-estar e a colaboração no ambiente de trabalho.
Marcelo Clark Alves, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, reforça o significado dessa conquista:
"O Top Ser Humano 2024 reflete não apenas os resultados alcançados pela Universidade Feevale, mas, sobretudo, a essência de sua liderança visionária e inspiradora. A Instituição tem se destacado por valorizar as pessoas, promovendo uma cultura organizacional humanizada, inclusiva e comprometida com o bem-estar de todos. O prêmio é uma prova de que colocar as pessoas no centro das decisões não apenas transforma vidas, mas gera resultados sustentáveis e relevantes para toda a sociedade. Esse é um importante reconhecimento que nos inspira a investir, cada vez mais, no desenvolvimento dos nossos colaboradores."
Ainda segundo o case, o PDL destaca-se pela capacidade de integrar líderes em diferentes níveis hierárquicos, criando uma rede de troca de conhecimentos que fortalece a cultura organizacional. Essa estratégia possibilita que os gestores desenvolvam não apenas habilidades individuais, mas também uma visão mais ampla sobre os desafios e oportunidades no contexto acadêmico.
Os resultados obtidos reforçam o impacto positivo do PDL na Instituição, com efeitos diretos no clima organizacional e na produtividade das equipes. A iniciativa se torna, assim, um modelo de como o investimento estruturado em desenvolvimento de lideranças pode contribuir para o crescimento sustentável de organizações no setor educacional.