Em uma época de armazenamento em nuvens, fique atento à segurança dos seus dados

 

Atualmente, a tecnologia é facilitadora de muitos meios da rotina profissional. Com ela, o dinamismo, a mobilidade e a rapidez se tornam mais frequentes. Nos últimos anos, gigantes da internet sofreram com falhas de sistema que acabaram prejudicando a marca. Entretanto, o crime tecnológico também sofre evoluções e é de extrema necessidade confirmar se seus dados e os da sua companhia estão realmente seguros.

 

Hoje em dia existem duas ameaças que se destacam no Brasil: o ransomware, um tipo de código que criptografa sistemas e arquivos, obrigando a organização a pagar uma taxa de desbloqueio das informações; e as ameaças dirigidas, criadas para atingir um alvo específico, são mais avançadas e por isso mais difíceis de detectar. Por não ter a ferramenta correta para verificação, elas podem ficar meses conectadas à sua empresa serem notadas.

A mobilidade está avançada e cada vez mais os funcionários utilizam seus próprios aparelhos para trabalhar - dentro e fora da empresa - e compartilhar dados, documentos e e-mails na nuvem. Além de ser mais econômico, oferece certo conforto para o empregado, mas é necessário que a organização controle e uma política de acesso para trazer segurança aos dados corporativos.

 

O MDM (Mobile Device Management) é uma plataforma que pode ajudar na segurança para a mobilidade. Ela implanta softwares, desativa aparelhos perdidos ou roubados, utiliza geolocalização, políticas de acesso e realiza backups. O big data é um conjunto de tecnologias que analisa grandes volumes de dados e pode auxiliar na monitoria da movimentação de hackers e ameaças virtuais antes de elas acontecerem, porém requer alta capacidade de armazenamento e pessoal qualificado. Indústrias pesadas inclinam-se para a “Internet das Coisas”, rede que em tese suporta tudo, o que também chamou a atenção dos hackers.

Há inúmeros modos para se proteger de ameaças virtuais. Ataques tecnológicos são a causa de prejuízos e crises em todos os segmentos de organizações. Ao investir em proteção e em um sistema confiável, a empresa garante a segurança das suas informações corporativas.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais