Diretora médica da Walt Disney Parks and Resorts e diretor do Sistema de Saúde Ocupacional da UCLA participarão do congresso de stress e QVT da ISMA-BR

Gestores e trabalhadores têm enfrentado crescentes desafios com a desaceleração da economia, escândalos de corrupção na política e no meio privado, aumento do stress no trabalho, insegurança em relação à estabilidade no emprego e níveis epidêmicos de doenças crônicas. Com toda essa carga sobre o indivíduo, os níveis de stress aumentam, a produtividade cai e a saúde fica em jogo. De repente, passamos a nos questionar: o que é preciso para ter um profissional saudável na empresa? Quanto se perde com empregados que adoecem ou se ausentam do trabalho? Qual é o valor da saúde de um funcionário? 

Estas e outras questões serão um dos principais focos do 16º Congresso de Stress da ISMA-BR, 18º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, cujo tema é “Trabalho, Stress e Saúde: viver bem é trilegal – da teoria à ação”. A ideia é discutir práticas para a prevenção do esgotamento físico e mental no ambiente de trabalho à luz das mais recentes pesquisas internacionais. O evento da International Stress Management Association no Brasil será realizado de 21 a 23 de junho, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Programas de QVT
A relação entre stress, saúde e trabalho será debatida por especialistas nacionais e estrangeiros, tendo a participação de Pamela Hymel, MD, que falará sobre uma cultura de saúde e bem-estar no local de trabalho. Ela é diretora médica da Walt Disney Parks and Resorts (WDPR) onde é responsável pela integração de uma estratégia de saúde e bem-estar. É também encarregada do funcionamento das unidades de atendimento de saúde ocupacional, centros de primeiros-socorros para os clientes na WDPR, gestão da inclusão de portadores de necessidades especiais, triagem para drogas ilícitas, questões de saúde ocupacional globais e estratégia e programas de bem-estar para a WDPR. 

Outros assuntos de interesse incluem o talk show Como estão funcionando os programas de qualidade de vida no trabalho? Participarão da atividade, além da dra. Pamela, o médico americano T. Warner Hudson, MD, diretor do Sistema de Saúde Ocupacional e dos Funcionários da UCLA, a maior universidade da Califórnia, o dr. Ernst Ludwig Schneider, médico do trabalho na PepsiCo, coordenador das ações de sede ocupacional da Associação Paulista de Recursos Humanos e de Gestores de Pessoas, e Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil.  

Paralelamente ao congresso, acontecerá o 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, que contará com a presença de destacados especialistas na área que falarão sobre promoção de saúde e gerenciamento do stress nas instituições da segurança pública. Já o 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público abordará temas relacionados à valorização do servidor da ativa e aposentados. E o 4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade tratará sobre homem e ambiente, do diálogo à ação, entre outros assuntos.

Curso com certificação internacional
Antecede o evento o 12º Curso de Gerenciamento do Stress, dias 19 e 20 de junho, o único na América Latina com certificação internacional pela ISMA-BR e Canadian National Centre for Occupational Health & Safety. Direcionado a profissionais que desejam uma especialização na área ou melhorar seus recursos para lidar com o stress, o objetivo do curso será capacitar os participantes por meio da apresentação das mais recentes pesquisas, práticas e discussão interativa de cases sobre stress ocupacional. Será usado o modelo utilizado pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), nos Estados Unidos.

Informações e inscrições: www.ismabrasil.com.br / stress@ismabrasil.com.br / (51) 3222.2441
 

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais