Desequilíbrios na liderança

O empreendedor que passa 100% do seu tempo lidando diretamente com problemas não está cuidando de sua equipe. Já o empreendedor que passa 100% do seu tempo lidando com sua equipe, não está mantendo o distanciamento necessário para o raciocínio estratégico e as decisões difíceis que cabem apenas a ele. Em qualquer um dos modos, o líder está limitando a capacidade da empresa de se fortalecer como organização e crescer.

Partindo desse raciocínio, o que acontece quando o líder gasta menos tempo do que deveria com sua equipe ou quando deixa os liderados de lado? Provavelmente, as coisas começam a desandar. O líder deve priorizar no tratamento com a equipe algumas atividades, tais como:

1. Acompanhar o trabalho da equipe
A função mais básica da liderança é fazer contratos com as pessoas que ela lidera e checar se estes contratos estão sendo seguidos. A ausência do líder ocasiona problemas de operação na rotina profissional da empresa, podendo gerar perda de produtividade. É fundamental o acompanhamento da atuação dos profissionais para correção de processos e aconselhamento sobre as melhores práticas.

2. Atender à equipe em suas necessidades
É responsabilidade da liderança garantir que seus liderados tenham os recursos que precisam para executar o seu trabalho e que contem com a competência necessária para usá-los. Quando isto não acontece há perda de energia, de motivação, e de produtividade.

3. Definir as prioridades da equipe
Na hora em que o trabalho está intenso e acelerado é muito difícil ter certeza que a atenção da equipe está no lugar certo e de que as prioridades corretas estão sendo atendidas. Isto envolve decisões difíceis que requerem o distanciamento correto para enxergar. Quando o líder não faz isto, a equipe se perde e erros grosseiros de entrega podem acontecer.

4. Pensar o futuro da equipe
Entender o que é preciso para desenvolver e executar bem uma estratégia é uma responsabilidade exclusiva da liderança. E isto requer cabeça nas nuvens e pés no chão. Assim como capacidade de ligar mentalmente o presente ao futuro.

Quando o líder não é capaz de realizar estas ações, as pessoas estão suscetíveis a perderem os empregos e a empresa tende a render cada vez menos, desperdiçando potencial.

Liderança requer tempo e esforço constante. Um empreendedor de sucesso não pode ser um líder ausente. É preciso balancear o tempo entre as atividades que são só suas e as atividades para o desenvolvimento da equipe, que no fim é o que realmente vai fazer sua empresa crescer e fazer o sonho grande se tornar realidade.

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