Descubra qual seu perfil de liderança

Apesar de ser uma característica presente em praticamente todos os âmbitos, é no meio corporativo que a liderança se apresenta de forma mais complexa. Na natureza, a liderança é exercida — basicamente — pela força física, já no segmento empresarial ela é exercida por meio de modelos de liderança.

Com a influência de diversas vertentes do comportamento humano, a liderança foi evoluindo de um perfil coercitivo para tipos mais democráticos e motivadores. Para que seja possível definir qual dos modelos adotar, é preciso conhecê-los e entender tanto os prós como os contras. Com isto, confira os principais tipos de lideranças e descubra em qual você se encaixa.

Coercitiva
É exercida por líderes com perfil explosivo. Porém, apesar de serem mal vistos devido à sua característica, esses profissionais podem ser fundamentais em situações de extremo estresse e que exigem atitudes enérgicas. Esse modelo de liderança pode inibir a equipe a ser proativa devido ao temor das explosões de seu superior.

Autocrática
A liderança autocrática é aquela na qual o líder tem perfil centralizador, autoritário e focado apenas na execução das tarefas. Ainda que seja um modelo muito comum nas empresas, este perfil de liderança tem se enfraquecido e se mostrado cada vez mais inviável. Uma liderança autocrática costuma limitar seus liderados, fazendo-os ter menos — ou nenhum — prazer ao empenhar suas obrigações trabalhistas.

Democrática
Trata-se de um sistema mais aberto, que permite ao líder uma interação positiva com os colaboradores. Neste modelo há um encorajamento da participação e o líder tem papel de facilitador do trabalho de seus liderados, orientando-os rumo à excelência. A liderança democrática pode ter dificuldades de atuação quando aplicada a uma equipe inexperiente. Isso se dá, pois a falta de experiência atrapalha as tomadas de decisões.

Dirigente
Quando um líder é analisado e definido como visionário, certamente ele tem um perfil dirigente. Esta categoria de liderança é baseada na transparência e nos resultados em longo prazo. O líder dirigente motiva as pessoas e faz com que elas se sintam à vontade para trabalhar. Este tipo de líder tende a sofrer diante da necessidade de tomadas de decisão imediatas.

Afetiva
A característica acolhedora é desejada por muitos profissionais, principalmente os mais inexperientes. Esse tipo de liderança foca no lado humano, ou seja, mais na pessoa do que na tarefa. Tem a lealdade e o alto desempenho de sua equipe como retribuição. Trata-se de um perfil delicado por desenvolver fortes laços com sua equipe, a avaliação dela e, até mesmo, o processo de dispensa de colaboradores.

Treinadora
O lado positivo deste líder é que ele investe no desenvolvimento de sua equipe. Para isso, dedica tempo e esforço para observar e analisar os pontos positivos e negativos dos profissionais do seu time. Contudo, o lado negativo deste líder é justamente se expor ao erro. Afinal, treinar é a melhor maneira de aprender, ou seja, se sujeitando ao erro.

O melhor perfil de líder ou o modelo de liderança que ele exerce varia de acordo com a situação, as pessoas envolvidas e até mesmo a tarefa a ser executada. Mas, uma coisa é certa: um líder de sucesso é aquele que, independentemente das suas características, lida com autenticidade.

Patrocinadores de Gestão

Apoiadores institucionais